Linhas de Torres Vedras voltam a ser homenageadas com a realização de um evento de trail
21.02.2025

O Trail Linhas de Torres terá brevemente mais uma edição.
A apresentação da edição deste ano do evento aconteceu no passado dia 19 de fevereiro, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho, sendo a esse propósito de referir que o Running Challenge – Trail Linhas de Torres 2025 é uma atividade organizada pelo Ministério da Defesa Nacional (por meio da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional), em parceria com o Estado-Maior General das Forças Armadas, a Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras (de que o Município é associado), a empresa Xistarca e a Associação de Deficientes das Forças Armadas.
A próxima edição do Trail Linhas de Torres acontecerá no dia 22 de março e contará com quatro vertentes: uma prova de maratona trail de 50 km (entre Mafra/Palácio Nacional de Mafra e Torres Vedras/ExpoTorres), uma corrida trail de 10 km (em Torres Vedras), uma caminhada de 6 km aberta a pessoas com deficiência (em Mafra) e provas de corrida no âmbito do Desporto Escolar (em Torres Vedras, nas quais participarão atletas dos escalões de benjamins, infantis, iniciados e juvenis). Refira-se que a prova de maratona trail integrará três diferentes competições: o Circuito Nacional de Trail Ultra (certificado pela Associação de Trail Running de Portugal); o Campeonato Nacional Militar de Trail (uma competição nacional de Desporto Militar entre as seleções da Marinha, do Exército, da Força Aérea, da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública, em que participam atletas masculinos e femininos a título individual e em estafeta mista); e o International Military Running Challenge “Trail Marathon” (competição internacional inserida no calendário do Conselho Internacional do Desporto Militar). Espera-se que cerca de 500 atletas participem no Running Challenge – Trail Linhas de Torres 2025.
Na sessão de apresentação da atividade a primeira alocução coube a Ana Umbelino que, enquanto vice-presidente da Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras, frisou a importância da realização de eventos de base comunitária em diversos domínios, como o desportivo, que façam do mencionado sistema militar de fortificações - o qual foi, recorde-se, edificado para travar a terceira invasão francesa a Portugal - um património vivo. Para Ana Umbelino o Trail Linhas de Torres é uma iniciativa que contribui para a popularização do património histórico e militar de que somos testamentários, contribuindo para que os cidadãos o conheçam, valorizem, divulguem e sejam corresponsáveis pela sua preservação.
Seguiu-se uma alocução do coordenador nacional do Desporto Escolar, Rui Menezes Machado, que sublinhou o facto de o objetivo da superação ser inerente ao espírito do Trail Linhas de Torres e agradeceu à organização do evento a inclusão do Desporto Escolar no mesmo, o que acontece pelo segundo ano consecutivo.
Já o vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Paulo Guerra, relevou a singularidade do Trail Linhas de Torres no domínio do turismo desportivo nacional pela extensão da sua abrangência geográfica, tendo ainda referido que a prática do trail é uma tendência crescente em Portugal, que a entidade que representa pretende acompanhar, num país em que apenas 17% da população pratica atividade física de forma regular.
A subdiretora da Direção-Geral de Recursos de Defesa Nacional, Cristina Pinto, por seu lado, salientou a evolução que o Trail Linhas de Torres tem tido desde a sua primeira edição, que aconteceu em 2013, nomeadamente pela diversificação das suas componentes, e pelo facto de se ter internacionalizado desde 2022. Para Cristina Pinto o evento tem a mais-valia de abarcar outras áreas para além da desportiva, concorrendo para o conhecimento do património militar e natural nacional.
Refira-se que as receitas obtidas por meio da realização da edição deste ano do Running Challenge – Trail Linhas de Torres revertem para a Associação dos Deficientes das Forças Armadas, tendo por essa razão marcado presença na sessão de apresentação da atividade, em representação da direção nacional dessa associação, Cândido Patuleia Mendes, que aproveitou a sua intervenção para efetuar uma abordagem ao contexto histórico relativo à construção das Linhas de Torres Vedras.
No seguimento dessa alocução usou da palavra Rui Pina, em representação do Estado-Maior General das Forças Armadas, que salientou a importância de relembrar o esforço efetuado há cerca de dois séculos no país pelas populações para se travar o exército à época mais poderoso da Europa, tendo ainda realçado a importância da realização do Trail Linhas de Torres para a sua instituição por promover valores como a saúde, o desporto, o património e o patriotismo.
A encerrar a sessão de apresentação do Running Challenge – Trail Linhas de Torres 2025 voltou a usar da palavra Ana Umbelino, que como vereadora do Património Cultural da Câmara Municipal e representante do Município, enalteceu os princípios de cooperação e solidariedade subjacentes à organização do evento. Ainda segundo Ana Umbelino, o desporto, como as artes e a cultura, são realidades de convergência, que favorecem a promoção da Paz, um valor que é basilar para o projeto europeu.
Para mais informações sobre o Running Challenge – Trail Linhas de Torres é aconselhada a consulta do site do evento.