Maurício Moreira triunfa na 46º edição do Troféu Joaquim Agostinho

20.07.2023

De 13 a 16 de julho, o Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho percorreu as estradas do Oeste.

Tal como aconteceu no ano passado, o Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho foi o local escolhido pela organização do troféu, a UDO - União Desportiva do Oeste, para o secretariado da prova.

112 ciclistas, distribuídos por 11 equipas nacionais e 6 equipas internacionais, alinharam à partida no Turcifal para o clássico contrarrelógio de 8 km. A vitória do prólogo e a camisola amarela ficaram entregues a Rafael Reis, da Glassdrive Q8 Anicolor.

O pelotão passou pelas Brejenjas, terra natal de Joaquim Agostinho, e terminou a 2.ª etapa com três passagens pelo circuito de Torres Vedras. Na meta, junto à estátua de Joaquim Agostinho, no Parque Verde da Várzea, foi relembrada a mítica vitória no l'Alpe d'Huez do ciclista torriense em 1979 que aconteceu no mesmo dia da etapa, 15 de julho.

Para fechar a 46.ª edição do Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho foi colocada uma coroa de flores sobre a estátua de Joaquim Agostinho pelo vencedor Maurício Moreira e por Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive Q8 Anicolor, que cumpriram a tradição de prestar homenagem ao ciclista torriense.

De referir ainda que este grande prémio de ciclismo é organizado pela União Desportiva do Oeste em estreita parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras. A prova integra o calendário da UCI - Union Cycliste Internationale há 40 anos consecutivos.

Mais informação sobre o Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho pode ser consultada na página de Facebook do evento.

Última atualização: 20.07.2023 - 15:35 horas