Medalha da Cidade atribuída ao Instituto Nacional de Música do Afeganistão
05.04.2023
A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, concedeu ao Instituto Nacional de Música do Afeganistão a Medalha da Cidade. A condecoração foi entregue no concerto Lisbon-Kabul: Music itineraries of wonder, que teve lugar ontem, no Teatro-Cine de Torres Vedras.
A Medalha da Cidade foi atribuída ao Instituto pelo meritório trabalho desenvolvido em prol da democratização do ensino da música e notável esforço de resistência na preservação, valorização e difusão da herança cultural e musical afegã, no quadro de um exílio forçado face às circunstâncias políticas do seu país de origem. Na ocasião, a medalha foi entregue a Mohammad Murad Sarkhosh, em representação do Instituto Nacional de Música do Afeganistão.
O concerto Lisbon-Kabul: Music itineraries of wonder, integrado no programa Temporada Darcos, juntou o Ensemble Darcos, o Instituto Nacional de Música do Afeganistão e o fadista Marco Oliveira. Fados, música tradicional afegã e duas cancões em estreia de Miguel Amaral e de Nuno Côrte-Real compuseram o alinhamento deste concerto.
O Instituto Nacional de Música do Afeganistão (ANIM) foi fundado em 2010 pelo etnomusicólogo afegão-australiano, Ahmad Naser Sarmast, e oferece um currículo que combina o ensino de música afegã e ocidental. Por acordo com o Ministério da Educação Afegão, a escola recebe alunos excecionalmente talentosos e crianças com dificuldades socioeconómicas.
No Afeganistão dos Talibã, ouvir ou tocar música é considerado pecado. O Instituto Nacional de Música do Afeganistão está fechado desde que os Talibã voltaram ao poder em Cabul, em agosto de 2021. Os alunos e professores da escola foram evacuados do seu país, encontrando asilo em Portugal. Os corpos docente e estudantil ambicionam reconstruir a sua escola e, assim, preservar a herança cultural e musical afegã.