“Moinhos – Formar para Inovar” recebeu Prémio de Boas Práticas Erasmus+
28.12.2022
A 5.ª edição do projeto “Moinhos – Formar para Inovar” recebeu o Prémio de Boas Práticas Erasmus+ do ano de 2022. A distinção foi entregue pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação no passado dia 16 de dezembro, na Figueira da Foz. O projeto de mobilidade internacional promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras possibilita a realização de estágios profissionais em empresas europeias.
Esta edição proporcionou 55 estágios (entre 33 mobilidades de longa duração e 20 de curta duração) a jovens do concelho de Torres Vedras. Em causa estão alunos de 21 cursos de formação profissional nível IV que representam os setores-chave da região. Os estágios decorreram em 10 países europeus e realizaram-se entre 2020 e 2021.
O consórcio de trabalho do “Moinhos – Formar para Inovar” é liderado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e conta com os agrupamentos de escolas Henriques Nogueira e Madeira Torres, a Escola de Serviços e Comércio do Oeste, a Escola Profissional e Agrícola Fernando Barros Leal, o Externato de Penafirme e a Seminfor – Escola Profissional de Penafirme.
Melhorar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho e valorizar o seu currículo, promover o contacto das escolas com diferentes realidades europeias (com vista a melhorar a oferta educativa e os conteúdos lecionados) e aproximar o poder local e as escolas foram alguns dos objetivos do projeto, que permitiu criar pontes entre Torres Vedras e a Europa.
A 5.ª edição do “Moinhos – Formar para Inovar” contou com cofinanciamento de 327.571,00 euros no âmbito da vertente de ensino e formação profissional do Programa Erasmus+.