Monumento de Homenagem a João de Barros
01.07.2011
No largo sobranceiro à praia Norte, em Santa Cruz, foi construído um monumento de homenagem ao poeta, professor e escritor João de Barros.
O poeta, nascido em 1881 e falecido em 1960, era um apaixonado pelo mar e, em especial, pelo oceano Atlântico e passou vários verões em Santa Cruz. Nesta localidade espalhou a sua cultura e fez grande amizades. Este era um homem que confiava e tinha fé nos destinos do nosso povo, amava tudo o que é português e a sua poesia traduz estados de alma que privilegiam a sinceridade e virtudes do espírito.
Na face anterior do monumento as gaivotas e o mar marcam presença e, inscrito em baixo relevo, é possível ler-se:
"Poeta do que não morre,
Aventureiro dos cimos,
Navegador entre abismos,
Descansa, repousa em paz...
Teu sulco não se desfaz
Num frágil fluir de espumas..."
Na parte posterior da obra é possível encontrar uma dedicatória que escreveu o escritor Ferreira de Castro. "No verão um grande poeta vinha contemplar o Atlântico de sobre as arribas. Dedicara a vida a unir ainda mais a alma de Portugal à do Brasil, através do mar que ele amava desde menino. Na sua obra de resplandecente beleza contava a liberdade, a faternidade, as virtudes do Homem e o futuro redimido de velhas servidões. Chama-se João de Barros e foi também um preclaro cidadão, desses que honram eminentemente a espécie humana".
- Autoria: José Santa Bárbara (escultor) e Keil do Amaral (arquiteto)
- Data de inauguração: 1971
- Localização: Rua Dr. Esteves de Oliveira, Santa Cruz
- Propriedade: Câmara Municipal de Torres Vedras