Obra de remodelação da unidade de saúde da Ventosa está prestes a iniciar-se
24.01.2018
A minuta do contrato a celebrar entre o Município e a Sociedade AECI - Arquitetura Construção e Empreendimentos Imobiliários, S.A para a realização das obras de requalificação da unidade de saúde da Ventosa foi aprovada ontem, dia 23 de janeiro, em reunião de Câmara.
Essa obra, relembre-se, pretende melhorar as infraestruturas físicas desta unidade, contribuindo-se dessa forma para uma melhoria na qualidade da prestação de cuidados médicos e de enfermagem na mesma, bem como de atendimento e acolhimento dos respetivos utentes, possibilitando-se igualmente uma melhoria das condições de trabalho dos seus profissionais.
Recorde-se que atualmente a referida unidade de saúde funciona unicamente no piso térreo do respetivo edifício, sendo que o primeiro e segundo pisos estão afetos às instalações da Junta da Freguesia da Ventosa. A intervenção proposta é dirigida ao edifício na sua totalidade, de forma a este ficar unicamente afeto à unidade de saúde, o que implicará não apenas a sua reabilitação, tendo em conta o seu estado de alguma deterioração e de desadequação em termos de funcionalidade e desempenho, mas também a sua ampliação.
De referir que a requalificação da Unidade de Cuidados de Saúde de São Mamede da Ventosa integra‐se no objetivo de modernização e consolidação dos serviços de saúde de proximidade, e simultaneamente, no de reduzir as desigualdades ao nível da capacidade assistencial na rede pública de cuidados primários de saúde.
Mais de 5 mil munícipes serão abrangidos por este equipamento, que permitirá que todos os residentes na freguesia da Ventosa tenham médico de família (atualmente mais de metade não possuem).
A intervenção tem um custo de 608.361 euros (comparticipado em 85% pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, por meio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), terá início a breve prazo e prolongar-se-á por um ano.