Orçamento Participativo de Torres Vedras

20.09.2024

O Orçamento Participativo de Torres Vedras é um instrumento de democracia participativa da Câmara Municipal de Torres Vedras, criado em 2015, no qual os munícipes podem propor, discutir e eleger projetos que a autarquia dotará dos recursos necessários à implementação.

A iniciativa, que se encontra na sua 8.ª edição, tem vindo a adaptar-se para dar uma resposta mais eficaz às necessidades das populações, designadamente com a introdução das tipologias “Projeto para a Freguesia” e “Projeto Supra Freguesia”, em 2019, que vieram garantir a implementação de projetos em todas as freguesias do Concelho, e da tipologia “Ideia Jovem”, em 2023, que promove a participação de jovens dos 14 aos 17 anos.

“No ano de 2021 participei no Orçamento Participativo, enquanto munícipe a apresentar uma proposta, e mesmo com as restrições existentes nesta edição devidas à pandemia, parece-me que a iniciativa é uma mais valia para todos os munícipes e para o Município. Ninguém melhor do que quem está em cada local para reconhecer as reais necessidades do mesmo!”

André Ferreira, participante

“Em 2022 decidi “lançar mão” de um recurso que nos é colocado à disposição, pois o Orçamento Participativo é uma oportunidade ímpar de melhorar as nossas freguesias. Participar no Orçamento Participativo é despender, simplesmente, de um pouco de tempo para um bem comum. É tão pouco quando comparado com o quanto pode melhorar a vida das pessoas. Vale mesmo a pena!”

Isabel Carreira, participante

“Fui o proponente do projeto “Bombos para todos”, um dos vencedores do Orçamento Participativo 2023, na tipologia "Ideia Jovem", destinado à aquisição de instrumentos de percussão para interações em lares, escola e creches pelo grupo TorresBOMBOS. Esta experiência permitiu-me perceber que vale a pena lutarmos pelos nossos sonhos e que os organismos públicos podem auxiliar-nos. Espalhar música e ritmo junto dos mais velhos e dos mais jovens é dar alegria à sociedade!”

Tiago Xavier da Silva, participante

“Tenho desde há três edições consecutivas participado nesta iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Torres Vedras, tendo sido, numa delas, o proponente do projeto. Creio que esta iniciativa é uma excelente forma de democratizar os investimentos na área concelhia, na medida em que instiga os cidadãos a refletir sobre as necessidades mais prementes de cada localidade e que carecem de investimento.”

Duarte Matias, participante

“O Orçamento Participativo já conquistou um lugar no nosso território como ferramenta de cidadania ativa. Esta metodologia que permite dar voz à comunidade, não só fortalece o sentimento de pertença e a democracia, como direciona os investimentos para as necessidades reais da população. Na atual edição, também os públicos são mais abrangentes e os três tipos de projetos possibilitam que mais ideias de projeto possam ser consideradas. O Orçamento Participativo é por isso: “a sua ideia, a sua escolha!”

Dália Jesus, responsável da Área de Cidadania e Participação da Câmara Municipal de Torres Vedras

Publicado: 20.09.2024 - 18:33 horas