Torres Vedras

Parque do Choupal transformou-se para acolher o festival Bang Awards

13.10.2020

Fotografia em que se vê a ponte ciclo-pedonal do Choupal, à noite, iluminada por uma luz roxa. Por baixo, encontra-se um dos ecrãs do festival Bang Awards.

O Parque do Choupal transformou-se em “Bosque Encantado” para acolher o Bang Awards – Festival Internacional de Cinema de Animação, que decorreu nos dias 9 e 10 de outubro. “Changes” foi o tema da quinta edição do festival, que apresentou várias mudanças de forma a garantir a segurança no âmbito da atual situação de pandemia, através de medidas como a disponibilização de bilhetes gratuitos em número limitado e a utilização obrigatória de máscara.

Ao longo dos dois dias, foram transmitidos cerca de 400 filmes de animação em seis ecrãs distribuídos pelo Parque do Choupal: Be The Change, Mais Amor, Inclinado, Planeta Mágico, Ponte Mágica e Sizandro Meu Amor. Em competição estiveram mais de 400 filmes oriundos de 87 países.

Além da exibição de filmes de animação, o Bang Awards contou ainda com a animação em tempo real de Markus Dorninger. O artista projetou imagens nas paredes da Capela da Nossa Senhora do Ameal, transformando o ambiente da Capela e da sua envolvente.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu na noite de sábado e contou com o apresentador Fernando Alvim como anfitrião. O filme Ties, realizado por Dina Velikovskaya, foi o grande vencedor, arrecadando o Grande Prémio Bang Awards. Five Minutes to Sea, de Natalia Mirzoyan, conquistou o prémio de Melhor Filme Online, enquanto My Little Goat, de Tomoki Misato, sagrou-se Melhor Filme Universitário.

O vencedor do prémio para Melhor Argumento foi o filme Carne, de Camila Karter, uma co-produção entre Brasil e Espanha, enquanto o filme brasileiro A Lápide, de Lucas Tannuri, conquistou a Votação Online do festival.

No que toca a produções portuguesas, o destaque vai para Razão entre dois volumes, de Catarina Sobral, que venceu a categoria de Melhor Banda Sonora, e O Peculiar Crime do Estranho Senhor Jacinto, de Bruno Caetano, que recebeu uma menção honrosa do júri na categoria de Melhor Argumento.

Última atualização: 13.10.2020 - 18:05 horas
voltar ao topo ↑