Património, uma redescoberta permanente…

01.10.2014

53 alunos da Escola Básica do 1.º Ciclo da Boavista-Olheiros tiveram a oportunidade de fazer a experiência da vindima no dia 26 de setembro, na Adega Mãe, no âmbito do programa de iniciativas da Câmara Municipal integradas nas Jornadas Europeias do Património.

Revivendo um quadro quotidiano do concelho de há décadas atrás na respetiva época do ano, o que passou pela apanha da uva e ainda pela “bucha”, puderam também visitar uma adega e observar as alfaias agrícolas ligadas à vindima.

As outras duas atividades do Município relacionadas com a comemoração da efeméride (em que este ano contou com a parceria da Cooperativa de Comunicação e Cultura e da Adega Mãe), realizadas nos dois dias seguintes, tiveram como temática o diário gráfico: um encontro de urban sketchers no âmbito da iniciativa (a)riscar o Património, orientado por André Duarte Batista, o qual decorreu no Convento da Graça e no centro histórico de Torres Vedras, tendo no mesmo participado cerca de 30 pessoas; e uma oficina de desenho de introdução ao diário gráfico orientada também por este arquiteto e destinada a famílias, no Museu Municipal Leonel Trindade, que contou com 32 participações.

“Património, sempre uma descoberta”, foi este ano o tema das Jornadas Europeias do Património. Com o mesmo pretendeu-se chamar a atenção para a permanente novidade que o Património Cultural encerra, sempre atualizado por meio de novo conhecimento, novos olhares e novas interpretações; de igual modo para o enorme potencial do Património, construído ou imaterial, e a sua importância determinante para um desenvolvimento harmonioso e equilibrado da sociedade.

Última atualização: 03.06.2020 - 19:49 horas