PR4 – Rota do Castro e do Zambujal
01.03.2011
Convidamo-lo a descobrir cantos, recantos e um pouco da história do concelho de Torres Vedras.
Comecemos bem cedo o nosso dia no Parque Verde da Várzea, espaço que comemora a 23 de abril o seu 7.º aniversário. Este é um local para relaxar, apanhar ar, praticar desporto, descontrair e brincar com as crianças... um espaço que transformou definitivamente os hábitos de vida dos Torrienses e que será o nosso ponto de partida. Estacione o carro e prepare o corpo e mente para uma caminhada!
Siga as indicações que encontrará no PR4 - Rota do Castro e do Zambujal em direção ao Barro, num percurso de terra batida onde domina o vinhedo. Passará pelo Sanatório do Barro e quando chegar à estátua de Nossa Senhora da Pena aproveite para fazer uma pausa e desfrutar de uma vista maravilhosa da cidade envolvida pelos tons verdes da primavera.
Continue a apreciar os pontilhados de cor que a natureza lhe oferece e, seguindo as indicações, chegará ao Castro do Zambujal, um povoado fortificado da Idade do Cobre ou Calcolítico, datado do 3.º milénio a.C., situado num esporão rochoso na margem direita da Ribeira de Pedrulhos, afluente do Rio Sizandro. Descoberto em 1932 por Leonel Trindade, trata-se de uma fortificação pré-histórica com quatro muralhas e torres e que teve ocupação humana ao longo de, pelo menos, 800 anos. O espólio arqueológico daí proveniente é muito vasto e este será um dos sítios do Concelho que vale bem uma vista, quer pela sua história, quer pela envolvente natural, pois do alto do Castro avistamos a Foz do Rio Sizandro, o mar e todo o Vale da Ribeira.
Façamo-nos novamente à estrada! Desta vez em direção ao Varatojo e onde o convidamos a visitar o Convento. Localizado a meio da encosta, foi fundado em 1470 por D. Afonso V e é ocupado por frades Franciscanos desde então. Já de regresso à cidade de Torres Vedras, seguindo as placas indicativas do PR4, aproveite para desfrutar de uma vista panorâmica de toda a cidade... observe o entrelaçado urbano, tente identificar monumentos "escondidos", conte os moinhos que conseguir até ao ponto que a vista alcança...
Estamos prestes a terminar a nossa descoberta, na certeza de que ficou com novos "enquadramentos" do nosso concelho e imagens de locais que até então desconhecia. Chegamos finalmente ao Parque Verde da Várzea para um merecido descanso e, para retemperar energias, nada melhor do que sentar-se no Restaurante Saborear e deliciar-se com qualquer um dos pratos aí confecionados. Com o café peça o seu Pastel de Feijão - doce típico de Torres Vedras cuja receita original é atribuída a D. Joaquina Rodrigues e data do final do Séc. XIX. E sim! O feijão branco faz mesmo parte da receita! A meio da tarde dirija-se ao Posto de Turismo de Torres Vedras, localizado na Rua 9 de abril, e informa-se sobre a programação cultural para esse dia ou fim-de-semana. Não se esqueça dos espetáculos do Teatro-Cine de Torres Vedras, das exposições de entrada gratuita da Paços Galeria Municipal de Torres Vedras que merecem sempre uma visita... e descanse ainda no Claustro do Convento da Graça, aproveitando para contemplar o maravilhoso painel azulejar aí existente, antes de uma visita à exposição "Guerra Peninsular 1807-1814", no Museu Leonel Trindade.
Viaje pela nossa terra e descubra Torres Vedras!
PR4
- A rota do Zambujal (PR4) é um percurso pedestre circular com cerca de 16 Kms, existindo uma derivação com cerca de 11 Km.
- Aproveite esta caminhada que pode ser realizada em cerca de 3 horas.
Sanatório do Barro
- Fundado em 1570 pela Infanta D. Maria, filha de D. Manuel I e D. Leonor e que foi reedificado em 1619 para os Frades Arrábidos.
- Atualmente alberga o Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior.
Tholos do Barro
- Perto da Senhora da Pena poderá visitar o Tholos do Barro, monumento funerário que data do 3.º milénio a.C., tendo sido classificado como monumento nacional em 1910.
Sabores
- Quando for saborear a sua refeição aconselhamos o polvo à lagareiro, o bacalhau com broa ou o frango recheado com alheira.
- O restaurante do Parque Verde está aberto todos os dias entre as 10h00 e as 03h00.
Pastel de Feijão
- Foi em meados do século XX que o pastel de feijão se assumiu como o doce de Torres Vedras.
- Atualmente há várias fábricas e cerca de 30 marcas desta especialidade.