Primeira edição da Assembleia Municipal Jovem está a decorrer

01.06.2021

Cinco projetos para eventual concretização foram apresentados na Sessão Intermédia da primeira edição da Assembleia Municipal Jovem, a qual se realizou na manhã do dia 28 de maio, por via online.

Esses projetos foram apresentados por representantes de escolas secundárias e profissionais do Concelho, sendo que o mais votado - a proposta representativa da primeira edição da Assembleia Municipal Jovem - será dado a conhecer ao executivo municipal.

E o projeto mais votado na referida sessão foi o “Gerações” (da Escola de Serviços e Comércio do Oeste), o qual propõe a realização de atividades intergeracionais (massagens, atividades lúdicas, pilates, trocas de receitas, lanches-convívio e ações de promoção da autoestima), levadas a cabo principalmente por alunos voluntários de escolas do Concelho e destinadas à população sénior deste território.

Os outros projetos apresentados na Sessão Intermédia da edição de 2021 da Assembleia Municipal Jovem foram os seguintes: “Plantar Linhas” (da Escola Secundária Henriques Nogueira), que propõe a instalação de uma estrutura em forma de estufa de vidro no Parque Verde da Várzea para a produção de vegetais pelo método de aeroponia e para a realização de atividades pedagógicas, funcionando como um laboratório aberto à comunidade; “Biodigestores” (do Externato de Penafirme), que propõe a instalação destes equipamentos em, por exemplo, empresas agrícolas, com vista ao processamento de resíduos orgânicos com a consequente produção de energia elétrica por meio de biogás bem como de biofertilizante; “Língua gestual” (da Escola Secundária Madeira Torres), que propõe a realização de aulas de língua gestual destinadas a crianças do 1.º ciclo do ensino básico do Concelho e a colocação de placas nos edifícios públicos de Torres Vedras com sinaléticas em língua gestual; e “First Art Music Park” (da Escola Internacional de Torres Vedras), que propõe a instalação no Parque do Choupal de estruturas de grande dimensão para a produção de música (piano, megafones e estrutura de tubos).

De referir que cada proposta foi desenvolvida com o apoio técnico da Câmara Municipal e sob a tutoria de dois membros da Assembleia Municipal: António Carneiro e Pedro Castelo (tutores da proposta da Escola de Serviços e Comércio do Oeste); Luís Carlos Lopes e Rui Lopes (tutores da proposta da Escola Internacional de Torres Vedras); Sérgio Jacinto e Nuno Henriques (tutores da proposta da Escola Secundária Henriques Nogueira); Nélson Aniceto e Teresa Oliveira (tutores da proposta da Escola Secundária Madeira Torres); e Jacinto Leandro e Marta Geraldes (tutores da proposta do Externato de Penafirme).

Na referida sessão esteve presente a vereadora da Juventude da Câmara Municipal, Ana Umbelino, que realçou a inteligência e a fundamentação das propostas apresentadas, as quais respondem a “questões reais e são geradoras de novas oportunidades”. Ainda segundo Ana Umbelino, é através de exercícios concretos que as dinâmicas se tornam mais transformadoras, acrescentando que “a ação política não é apenas de gestão, mas também de transformação”.

O presidente da Assembleia Municipal, José Augusto de Carvalho, também marcou presença na Sessão Intermédia da edição de 2021 da Assembleia Municipal Jovem, tendo na ocasião lançado o repto para que os jovens participantes na mesma prossigam com o seu trabalho em prol do Concelho, apelando para que “nunca desistam” dado que a resiliência é um fator decisivo para o desenvolvimento do país.

No decorrer deste mês será realizada a Sessão Final da edição deste ano da Assembleia Municipal Jovem, na qual será dado a conhecer ao executivo municipal o projeto “Gerações”.

Refira-se que a Assembleia Municipal Jovem é uma iniciativa promovida pela Assembleia Municipal e pela Câmara Municipal.

Última atualização: 02.06.2021 - 11:18 horas