Torres Vedras

Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar apresentado a comitiva de Angola

03.07.2025

Comitiva angolana recebida na Câmara Municipal de Torres Vedras

Uma comitiva angolana, composta pelos vice‑governadores das províncias da Huíla, Cunene e Namibe, estiveram nesta segunda-feira, dia 30 de junho, em Torres Vedras, tendo sido recebida no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal, no âmbito de uma estratégia de reforço da cooperação bilateral entre Portugal e Angola.

Este intercâmbio permitiu ao Município apresentar o “Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar (PSAE)”, implementado no Concelho de Torres Vedras, que assenta em quatro eixos de ação: produção, aquisição, confeção, consumo e hábitos alimentares saudáveis, e que tem como objetivos: a promoção da gestão eficiente e ambientalmente sustentável da prestação do serviço de fornecimento de refeições escolares, através da elaboração de ementas nutricionalmente equilibradas; a adoção de critérios e exigências ambientais no processo de adjudicação dos produtos; a redução do desperdício alimentar inerente ao serviço de refeições; a promoção e valorização das dinâmicas locais de proximidade que potenciam a economia loca; e o combate à obesidade infantil, com a promoção de hábitos alimentares e estilos de vida mais saudáveis.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, realçou as vantagens do modelo de programa descentralizado adotado localmente. Por sua vez, a comitiva angolana manifestou interesse em adaptar este modelo às realidades regionais das suas províncias, que atualmente se preparam para lançar um programa equivalente, de base descentralizada, tendo ainda previsto um conjunto de encontros com entidades públicas e privadas portuguesas ligadas à alimentação escolar e segurança alimentar.

Esta iniciativa foi organizada no âmbito do projeto FRESAN – Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar em Angola, financiado pela União Europeia, com vista a promover a transferência de conhecimento técnico e o desenvolvimento sustentável nas áreas socioeducativas.

Recorde-se que o PSAE é desenvolvido pela Câmara Municipal de Torres Vedras desde 2014, aplicando-se a todas as valências de ensino, desde o pré-escolar ao secundário, potenciando a redução da pegada ecológica, e estimulando a economia local com a aquisição de produtos frescos de origem local, tendo em conta a sazonalidade, integrando frutas e legumes de origem biológica e dando preferência a entrega de produtos a granel.

Este programa proporciona refeições de elevada qualidade, não só pela matéria-prima, como também pelo modelo de confeção e distribuição, e contribui para a educação para a saúde e ambiente, através da promoção de hábitos alimentares saudáveis.

De referir que o PSAE está alinhado com as estratégias internacionais e europeias no âmbito das orientações da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.

Publicado: 03.07.2025 - 18:11 horas
voltar ao topo ↑