Programação do Teatro-Cine prossegue com qualidade e diversidade
25.10.2010
A programação do Teatro-Cine relativa ao último quadrimestre de 2010 teve início com um conjunto de iniciativas de qualidade.
Na área da dança, refira-se o espectáculo Savaillana levado a cabo pela Companhia Nacional de Bailado e concebido por Rui Lopes Graça (4/10); e o espectáculo lúdico e didáctico Hip Hop Danza Urbana apresentado num espaço exterior (praça do novo Mercado Municipal) pela companhia espanhola Brodas (1/10).
Já na área da música, o grupo Ensemble Darcos realizou mais um concerto integrado na Temporada Darcos 010, este intitulado Ângulos Musicais, o qual foi comentado pelo líder deste agrupamento – o compositor e maestro torriense Nuno Côrte-Real. Na ocasião foram interpretadas obras do mesmo, bem como de A. Dvorak e de F. Schubert (15/10).
Por outro lado, na área do teatro, Miguel Borges representou A Velha (16/10); e Marina Mota, Carlos Cunha e outros actores apresentaram a comédia 3 em Lua de Mel (23/10).
No que concerne a tertúlias, o actor Diogo Bento deu início ao ciclo Palavras e Coisas com duas dessas acções: Entre a co-criação e a figura de um encenador: é possível uma verdadeira criação?, em que participaram Pedro Penim e Joana Craveiro (23/9); e O actor: formação, versatilidade e sobrevivência como free-lancer, que teve como convidado Álvaro Correia (14/10).
Relativamente ao ciclo Café com Filmes, dinamizado pelo Académico de Torres Vedras em parceria com o Teatro-Cine, foram exibidos A Onda (7/10) e Ruínas (21/10), o que contou com intervenções artísticas da responsabilidade, respectivamente, da Escola Básica Integrada Padre Vítor Melícias e da Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras.
Também dinamizado pelo Académico de Torres Vedras em parceria com o Teatro-Cine, mas nas instalações desta associação e inserido na iniciativa Teatro na Cidade ‘10, decorreu o ateliê A arte de contar histórias, orientado por Bárbara Dias e Carlos Moreira, que teve 22 participações (25 e 26/9).
No que toca ao projecto educativo do Teatro-Cine, realce-se a realização da oficina Frascaria Republicana, levada a cabo por Inês Barahona (9/10); e da oficina Mala das Cores, dinamizada por Viviana Henriques (16/10). Nestas acções contabilizaram-se 18 participações de crianças.