Projeto artístico foi desenvolvido no âmbito das celebrações dos 20 anos da Rede Social

28.06.2024

Imagem da inauguração da instalação artística do projeto “Com quantos fios se tece uma rede?

Celebrando os 20 anos da Rede Social de Torres Vedras, foi desenvolvido ao longo dos últimos seis meses o projeto “Com quantos fios se tece uma rede?”, tendo ao final da manhã do passado dia 22 de junho sido apresentado na zona central de Torres Vedras o resultado final do mesmo.

De referir que “Com quantos fios se tece uma rede?” foi promovido pela Câmara Municipal e desenvolvido por meio de uma dinâmica artística, que envolveu parceiros da Rede Social de Torres Vedras num processo performativo, tendo, em simultâneo, procurado dar a conhecer à comunidade o que é essa rede e o trabalho que desenvolve. A este propósito é de relembrar que a Rede Social de Torres Vedras é uma entidade constituída por um conjunto de organizações que, a nível do Concelho, procuram atuar de forma coordenada e concertada, com vista a combater a pobreza e a exclusão social e a promover o desenvolvimento local. O processo de desenvolvimento do projeto “Com quantos fios se tece uma rede?” incluiu a realização de um vasto conjunto de atividades, dinamizadas pelas artistas Cláudia Andrade e Patrícia Soso, que passaram por visitas a instituições, por encontros de reflexão, pelas artes plásticas, pela música e pelas performances de movimento. O resultado deste projeto artístico tomou materialmente a sua forma no Casaco, como símbolo do “cuidado”, o denominador comum da Rede Social de Torres Vedras, o que levou 24 instituições do Conselho Local de Ação Social de Torres Vedras a criar o seu próprio casaco. É de mencionar que essas instituições são as seguintes: Associação de Solidariedade e Ação Social de Ponte do Rol; Associação de Solidariedade e Ação Social de S. Mamede da Ventosa; Associação de Socorros da Freguesia de Carvoeira; Associação de Socorros de Outeiro da Cabeça; Associação de Solidariedade e Promoção de A dos Cunhados; Associação Incluir +; Associação Para a Educação de Crianças Inadaptadas; Casa do Povo de Runa; Casa do Povo do Maxial; Centro de Acolhimento de São Pedro; Centro Hospitalar do Oeste; Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Luz; Centro Social Paroquial Santo António de Campelos; Centro Social Paroquial Torres Vedras; Comunidade Vida e Paz; Associação Coro Juvenil da Cidade de Torres Vedras; Creche do Povo; Crescer em Família - Serviço de Acolhimento Familiar (Movimento Serviço Vida); Fundação Lar de São Francisco; Guarda Nacional Republicana; Lar de São José - Fundação de Solidariedade Social; Ninho de Ternura - Hostel Sénior, Residência Geriátrica Unipessoal, Lda; Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras; e SEFO - Soc. Educação e Formação do Oeste, Lda | ESCO. Os casacos criados por essas instituições foram organizados numa instalação exposta no claustro do Convento de Nossa Senhora da Graça, a qual foi inaugurada ao final da manhã do dia 22 de junho. Antecedendo esse momento de inauguração, teve lugar um cortejo em que participou aquele conjunto de entidades, com início na Praça da República e término no Jardim da Graça, o qual teve o objetivo de mostrar, de forma performativa (com a exibição dos casacos criados no âmbito do projeto “Com quantos fios se tece uma rede?”) e através de uma composição musical original, o trabalho que é realizado pela Rede Social de Torres Vedras.

Após a conclusão da execução da instalação artística do projeto “Com quantos fios se tece uma rede?” usou da palavra a vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, Ana Umbelino, que aproveitou o momento para agradecer aos intervenientes no cortejo que terminara há pouco o seu empenho no mesmo e na atividade da Rede Social de Torres Vedras, a qual contribui, na sua opinião, para tornar a comunidade concelhia mais humanizada. Ainda segundo palavras proferidas por Ana Umbelino na ocasião, a Rede Social de Torres Vedras, a qual assenta em fios de ligação, conexão, que estão simbolizados na instalação que acabara de ser executada, demonstra vitalidade, a qual fora patenteada na atividade que acabara de acontecer.

Se pretender obter mais informações sobre a Rede Social de Torres Vedras aconselha-se a consulta da respetiva página deste site.

Que venham os próximos 20 anos da Rede Social de Torres Vedras…

Última atualização: 01.07.2024 - 11:13 horas