Projeto "Missão Educar II" continua a apostar na formação de docentes
20.01.2020
No âmbito do projeto “Missão Educar II - Professores em Ação na Europa”, do Programa Erasmus+, decorreram nos meses de outubro e novembro, mais três mobilidades de docentes do Concelho.
Nos meses de abril e agosto já se tinham realizado as duas primeiras mobilidades deste projeto, que resulta de um consórcio coordenado pelo Município de Torres Vedras em parceria com os quatro agrupamentos de escolas do Concelho.
Entre 20 e 26 de outubro, Filomena Isidoro, docente do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, e Joaquim Gonçalves, docente do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, participaram no curso “School Revolution – Flipped Classrooms and Innovative Didactic Methedologies”, em Verona, Itália. O curso centrado na temática das “Salas de Aulas Invertidas” promoveu a reflexão sobre as práticas diárias e formas de aplicação desta metodologia. Nesta ação participaram ainda professores da Finlândia, Polónia e Itália.
A quarta mobilidade realizada no âmbito do projeto decorreu de 21 a 25 de outubro, em York, Reino Unido, com a participação da docente Ana Cristina Valentim, do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, no curso "Autism in the teaching environment". Uma formação que permitiu aprofundar conhecimentos dentro da área da Educação Especial e forneceu novas ferramentas educativas para aplicar dentro da sala de aula, que visam contribuir para uma boa prática da educação inclusiva.
Entre 4 e 8 de novembro, docentes do Agrupamento de Escolas Madeira Torres e do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, Liliana Francisco e Sónia Pinto Bento, respetivamente, estiveram na Noruega para realizar atividades de observação e acompanhamento em contexto laboral. As professoras portuguesas estiveram na Sagdalen Skole, em Strømmen, onde tiveram contacto direto com o sistema de ensino daquele país, que é considerado um dos melhores da Europa.
Recorde-se que o projeto “Missão Educar II - Professores em Ação na Europa” contempla a realização de mobilidades de nove profissionais ligados à educação para realizar atividades de observação e acompanhamento em contexto laboral e ações de formação, a serem desenvolvidas entre outubro de 2018 e maio de 2020.