Projeto “Peixes Nativos” nomeado para o Prémio Guarda-Rios 2021
27.07.2021
O projeto “Peixes Nativos” foi nomeado para o Prémio Guarda-Rios 2021, que distingue boas práticas ambientais em torno dos rios portugueses, assim como comportamentos e práticas económicas, sociais ou ambientais relacionadas com a sua gestão e envolvimento das comunidades.
Esta foi uma das cinco práticas com mais nomeações, entre as 112 entidades e pessoas nomeadas pelo público. Segue-se a fase de votação do público, que decorre entre 21 de julho e 9 de agosto. Os vencedores serão anunciados a 23 de agosto.
“Peixes Nativos” é o projeto que promove a monitorização de espécies ameaçadas de peixes de água doce autóctones em rios intermitentes (ou temporários) do centro do país. Torres Vedras é o município pioneiro deste projeto, que resulta de uma parceria entre o ISPA - Instituto Universitário e a Águas do Tejo Atlântico.
Além de promover a preservação das espécies e dos seus habitats, o projeto conta com uma forte componente pedagógica que inclui ações de sensibilização ambiental dirigidas a alunos do 1º ciclo de escolas localizadas na proximidade de linhas de água. O projeto já chegou a mais de 700 crianças de 7 concelhos, com o objetivo de promover a literacia ambiental sobre a importância dos ecossistemas fluviais e da sua biodiversidade.
O Prémio Guarda-Rios é uma iniciativa do Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente. Além de premiar as boas práticas, será ainda atribuído o “Prémio Guarda-Rios de Luto” por práticas danosas que devem serem alteradas.