Projeto “Smart Farm 4.0” foi distinguido no âmbito dos Prémios Oeste d’Ouro 2023

21.11.2023

Imagem da entrega do Prémio de Inovação no âmbito dos Prémios Oeste d’Ouro 2023

O projeto “Smart Farm 4.0” foi distinguido com o Prémio de Inovação no âmbito dos Prémios Oeste d’Ouro 2023, os quais foram entregues no decorrer do V Encontro da Fileira Hortícola do Oeste e II Gala da Fileira Hortícola do Oeste, evento promovido pela Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste (AIHO), que se realizou no passado dia 15 de novembro, no restaurante Os Severianos.

Este evento, que contou com a participação de cerca de 300 pessoas ligadas direta ou indiretamente ao setor hortícola, foi presidido por Sérgio Ferreira (presidente da AIHO), Laura Rodrigues (presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras) e Gonçalo Rodrigues (secretário de Estado da Agricultura). Contou ainda com a presença de outras personalidades, como João Duarte Carvalho (presidente da Câmara Municipal da Lourinhã), Henrique Antunes (presidente da Câmara Municipal de Peniche), Nuno Canada (presidente do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária), Álvaro Mendonça e Moura (presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal), Vítor Napoleão (vice-presidente da Assembleia Geral da Confederação dos Agricultores de Portugal) e Luís Mira (secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal).

De referir que o projeto "Smart Farm 4.0: Soluções inteligentes para uma agricultura sustentável, preditiva e autónoma” decorreu entre julho de 2020 e junho de 2023, tendo sido financiado pelo COMPETE 2020 no âmbito dos Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (Programas Mobilizadores). Este projeto teve como objetivos o de conceber e desenvolver soluções inovadoras e acessíveis tendo por base as tecnologias da indústria 4.0 (IoT, IA, Big Data, sistemas ciber físicos, robots autónomos) para aplicação ao setor agrícola (com ênfase nas fileiras da horticultura, fruticultura e viticultura) e o de dinamizar práticas de agricultura sustentável, preditiva, autónoma e geradoras de elevado valor acrescentado, para valorizar a indústria agroalimentar a nível nacional e internacional.

O “Smart Farm 4.0”, projeto liderado pela empresa Tomix, agregou no seu consórcio um total de 16 entidades (a maior parte associadas da SFCOLAB), entre as quais esta associação (que conta com o envolvimento da Câmara Municipal de Torres Vedras), universidades, entidades de inovação e desenvolvimento tecnológico e entidades de produção agrícola, mais concretamente:

• Tomix - Indústria de Equipamentos Agrícolas, S.A.
  • Associação SFCOLAB - Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura
  • Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa, CRL
  • Associação para a Valorização Agrária
  • Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional - Centro de Competências
  • Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
  • Flowake
  • Impactwave, Lda
  • INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência
  • Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P
  • Instituto Politécnico de Leiria
  • ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
  • Luís Vicente, S.A.
  • Quinta do Pinto - Sociedade Comercial e Agrícola, S.A.
  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência
  • Universidade Nova de Lisboa