Quinta da Boa Esperança
22.11.2024
Em 2014 nasceu na Zibreira a Quinta da Boa Esperança, fruto da paixão que os irmãos Artur e António Gama sentem pela produção vitivinícola. Com experiência na importação e exportação de vinhos, decidiram começar o seu próprio negócio e, depois de alguma pesquisa quanto ao local mais adequado, encontraram no Concelho de Torres Vedras a resposta às suas expectativas.
“Torres Vedras é um excelente Concelho para a produção de vinho. A cultura do vinho está bem enraizada em todo o Concelho desde há muito tempo”, dizem-nos os produtores, com conhecimento de causa. A Quinta da Boa Esperança esteve ligada à produção de vinho pelo menos desde 1914, como comprova a data inscrita na mais antiga das suas adegas. Hoje, este que é um projeto familiar, pretende prevalecer a longo prazo. Feitos 10 anos de atividade, é para isso que trabalham os irmãos: na consolidação da marca a nível nacional e internacional, mantendo os valores que os caracterizam, e aprendendo com a experiência, algo que se vai refletindo na qualidade dos seus vinhos.
Descrevem os seus vinhos como marcadamente atlânticos, por força da localização específica onde as vinhas se situam e da sua filosofia de baixa intervenção em adega. “Surpreendeu-nos a qualidade obtida desde a nossa primeira vindima, em 2015 (…) A frescura, boa acidez e longevidade dos nossos vinhos são característicos do nosso terroir”, explicam. Optaram por evidenciar as castas típicas da região, como o Fernão Pires e o Arinto nos brancos, mas também o Castelão nos tintos, com o objetivo de valorizarem as vinhas melhor adaptadas às características do território e constatar a sua excelente evolução ao longo dos anos.
A par da produção de vinhos, a Quinta da Boa Esperança aposta também no enoturismo, que convida a desfrutar do território, da gastronomia, da cultura do vinho e da própria quinta, cuja vista a partir da piscina recai sobre as vinhas. “Os eventos realizados na Quinta da Boa Esperança têm bastante adesão, desde o início, sendo que temos assistido a um crescimento sustentado do número de visitas. Fazemos provas de vinhos com visitas guiadas à adega e às vinhas, mas também almoços vínicos, eventos para empresas, entre diversas outras atividades”.
Afirmando que “uma das coisas que tornam um vinho um produto especial, é a impossibilidade de o fazermos sozinhos”, Artur e António Gama valorizam a equipa de 9 pessoas que trabalham na Quinta da Boa Esperança e que contribuem para o sucesso da sua marca também além-fronteiras. A exportação representa uma percentagem significativa das vendas, cuja maior expressão acontece no Reino Unido, Alemanha, Países Baixos, Brasil e Estados Unidos da América.
No concelho de Torres Vedras, os vinhos podem ser adquiridos em garrafeiras e apreciados em diversos restaurantes.
Nome: Quinta da Boa Esperança
Ano de fundação: 2014
Área de atividade: produção vitivinícola e enoturismo
Nº funcionários: 9
Gerência/ administração: Artur Gama
Localização: Rua da Moita, S/N – Zibreira, 2565-134 Carvoeira, Torres Vedras
Site: www.quintadaboaesperanca.com/pt
Contactos: 261 742 044/ info@quintadaboaesperanca.com / enoturismo@quintadaboaesperanca.com