"Carnaval de Torres" “reciclou” muita folia e a sua habitual sátira politico-social
15.02.2013
Em tempo de crise reciclar é o que está a dar.
Também por essa razão o tema escolhido para a edição deste ano do Carnaval de Torres - que decorreu entre os dias 8 e 13 de fevereiro - foi “Reciclagem”.
Com um orçamento mais baixo do que o dos anos anteriores, o evento apostou em 2013 precisamente na reciclagem de elementos utilizados nas suas edições anteriores.
Estima-se que cerca de 300 mil pessoas tenham participado este ano no Entrudo torriense – o qual foi produzido, como já é habito, pela empresa municipal Promotorres -, as quais não esmoreceram mesmo com as partidas de S. Pedro, que não foram suficientes para alterar o programa do evento previsto para o referido período.
No habitual concurso de grupos de mascarados realizado no decorrer do Corso Noturno de Sábado participaram este ano 40 grupos, num total de cerca de 2500 pessoas. "Bonecas de Balão" recebeu os prémios dos grupos e do público e a "Só com fatura" coube o Prémio da Confraria do Carnaval de Torres.
Já no concurso de grupos de mascarados que teve lugar durante o Baile Tradição, o qual contou com a participação de cerca de 1300 seniores, os 1.º, 2.º e 3.º prémios foram atribuídos, respetivamente, aos grupos ”Eco Seniores” (da Associação de Solidariedade e Ação Social da Ponte do Rol), “Eco Oeste” (do Lar de S. José) e “As Bailarinas” (do núcleo do Clube Sénior do Sobreiro Curvo).
O concurso de ilustração que foi realizado no âmbito desta edição do Carnaval de Torres, subordinado ao tema do mesmo, teve por seu lado como vencedores trabalhos de Mihaela Munteanu, João Pedro Pereira e Daniel Abreu.
De referir também algumas ações que foram levadas a cabo no âmbito do evento na área da segurança como: o reforço dos efetivos das forças policiais; a implementação de um novo posto de socorros (no Largo Dr. Justino Freire), a par do já habitual (na Rua Henriques Nogueira); e a proibição da presença de garrafas e outros depósitos de vidro no recinto delimitado e respetivas zonas adjacentes.
Ainda na área da segurança do evento, refira-se a que a organização do mesmo estabeleceu uma parceria com o Académico de Torres Vedras, da qual nasceu o projeto "Eu tenho uma atitude positiva!", mediante a qual cerca de 500 alunos dos 8.º e 9.º anos de escolaridade de vários agrupamentos de escolas do concelho participaram em ações de informação e sensibilização com enfoque na prevenção do consumo e abuso de substâncias legais (álcool) e ilegais (drogas), e muito particularmente de substâncias que, apesar de não serem classificadas como ilegais, apresentam consequências nocivas para a saúde com apenas alguns consumos.
Mais informações sobre o Carnaval de Torres podem ser consultadas no respetivo site (acessível em: www.carnavaldetorres.com).
Carnaval de Torres Vedras, provavelmente o mais interventivo e inteligente de Portugal…