Rede Social de Torres Vedras completou 21 anos de existência

03.10.2024

Imagem da atividade

A Rede Social de Torres Vedras é um conjunto de organizações que, a nível do Concelho, procuram atuar de forma coordenada e concertada, com vista a combater a pobreza e a exclusão social, estimulando o desenvolvimento local e as iniciativas de economia social.

Foi criada em 29 de setembro de 2003, por meio da adesão da Câmara Municipal ao programa nacional Rede Social, sendo que as entidades que dela fazem parte constituem o respetivo Conselho Local de Ação Social (CLAS), o fórum que congrega todos os membros da Rede Social de Torres Vedras.

A dinamizar o CLAS da Rede Social de Torres Vedras encontra-se o seu Núcleo Executivo, que integra representantes de organizações/membros da mesma (eleitos e por inerência), os quais atuam no Concelho.

É esperado das Redes Sociais que concretizem igualmente a coordenação da rede a nível local e em proximidade, através das suas Comissões Sociais de Freguesia ou Interfreguesias. O concelho de Torres Vedras possui três Comissões Sociais de Freguesia e Interfreguesias.

Quem compõe a Rede Social de Torres Vedras?

Nos últimos 21 anos tem se registado um notável aumento do número de participantes na Rede Social de Torres Vedras, contando a mesma atualmente com 112 organizações, provenientes do setor público (saúde, educação, justiça, segurança social, emprego, forças de segurança e autarquias locais), do setor privado (lucrativo) e do setor da Economia Social, o qual tem uma forte representatividade nesse órgão.

O que pretendem atingir as Redes Sociais em cada concelho?

No essencial, pretende-se que as diferentes entidades que compõem as redes sociais consigam:

• uma visão partilhada dos principais problemas sociais e económicos do seu concelho;
  • a definição conjunta de prioridades, objetivos e ações de combate à pobreza e à exclusão social;
  • uma utilização mais eficiente e racional dos recursos disponíveis no respetivo concelho (ex.: instalações, serviços, profissionais);
  • a promoção de uma cultura de inovação social, que responda aos problemas e aspirações das comunidades.

Ao longo destes 21 anos e pelo empenho das entidades que a constituem, a Rede Social de Torres Vedras tem conjugado esforços para prevenir, atenuar ou erradicar situações de pobreza e exclusão, bem como para promover o desenvolvimento social local através de um trabalho em parceria.

A maior adequação e melhoria da qualidade dos serviços prestados aos munícipes, particularmente àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade, tem sido possível pela visão partilhada dos problemas sociais existentes e pela definição de objetivos, prioridades, estratégias, recursos e ações que respondam às necessidades identificadas.

Evidências do trabalho da Rede Social de Torres Vedras é a elaboração de documentos e instrumentos de planeamento estratégico, incluindo os Diagnósticos e Planos de Desenvolvimento Social locais, a implementação de diversos projetos e iniciativas, e a criação de serviços e respostas.

Cabe ainda à Rede Social de Torres Vedras analisar e decidir – perante uma situação de candidatura a financiamento público – através da emissão de um parecer, sobre a necessidade de criar, expandir ou qualificar respostas sociais no território do Concelho.

Durante este percurso, a Rede Social de Torres Vedras emitiu pareceres favoráveis para 86 projetos importantes que visaram melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos. Além disso, funcionando como uma ponte, a Rede Social de Torres Vedras liga parceiros e facilita a obtenção de financiamento para projetos de desenvolvimento social fundamentais para o território concelhio.

Quem pode ser membro de uma Rede Social?

Existem dois tipos de membros das Redes Sociais:

• Os que o são por inerência do desenho do programa nacional (ex. as autarquias, os serviços desconcentrados da Segurança Social);
  • Os que voluntariamente aderem, após verificação de alguns requisitos. Neste caso, são requisitos de acesso:
    • Ser uma entidade, pública ou privada, sem fins lucrativos (ex.: instituições particulares de solidariedade social, associação cultural e recreativa, agrupamentos de escola, associações empresariais ou sindicais) ou;
    • Ser uma entidade com fins lucrativos ou uma pessoa individual, disposta a contribuir de modo relevante para o desenvolvimento social local (ex.: através da intervenção desenvolvida na comunidade).

Como pode uma entidade aderir à Rede Social de Torres Vedras?

No seguimento do interesse demonstrado para integrar a Rede Social de Torres Vedras, através do envio do formulário respetivo, a proposta de adesão de um novo membro é votada em Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social de Torres Vedras, após a realização de uma breve apresentação sobre a entidade, por forma a que todos os membros possam conhecer o trabalho desenvolvido pela mesma e a sua relevância para a rede e para o concelho de Torres Vedras.

Unidade de Governação Integrada e Inclusão Social

Divisão de Desenvolvimento Social