Rede Social de Torres Vedras faz 20 anos

02.10.2023

20 anos Rede Social Torres Vedras

A Rede Social de Torres Vedras celebrou o seu 20º aniversário com a inauguração de uma exposição sobre a sua composição, percurso e boas práticas e que pode ser visitada no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras. Na cerimónia estiveram presentes a presidente do Conselho Local de Ação Social (CLAS) e vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, Ana Umbelino; a diretora da Unidade de Intervenção Social do Departamento de Desenvolvimento Social do ISS, I.P., Susana Viana; e representantes das várias entidades que fazem parte da Rede Social de Torres Vedras.

A presidente do CLAS, Ana Umbelino, agradeceu a todas estas organizações que, de forma coordenada e concertada, se propõem a combater a pobreza e exclusão social, promovendo o desenvolvimento local em Torres Vedras. Referiu que dar resposta às necessidades das pessoas implica escutá-las, conhecer os seus problemas concretos, mas também conhecer as instituições que compõem a Rede. É delas também o dever de dar continuidade ao trabalho realizado, procurando fazer face aos desafios futuros que vão testar a sua resistência e resiliência.

Durante a cerimónia foi também referido o legado de cooperação da Rede Social, que deu resposta às necessidades urgentes causadas pela pandemia nos últimos anos, o que revela o seu caráter maleável, determinante para a adequação do apoio a cada situação concreta que o exige. “A universalidade exige customização”, referiu a presidente do CLAS, sendo esse também um desafio apontado por Susana Viana, que falou para os presentes sobre o percurso e desenvolvimento do programa nacional de que faz parte a Rede Social de Torres Vedras.

Na sua intervenção, Ana Umbelino acrescentou ainda que o sucesso desta rede de apoio depende da sua capacidade de não ser meramente reativa aos problemas que surgem, mas de tomar para si a responsabilidade de criar linhas orientadoras e um plano de ação global.

A presidente do CLAS lembrou a máxima condutora do trabalho da Rede Social “Ninguém fica para trás”, referindo que “o futuro não está escrito de antemão”, mas que é criado com aprendizagens através do erro e experimentação. Terminou, agradecendo aos membros fundadores da Rede Social local que integraram o seu primeiro núcleo executivo, bem como à atual coordenação.

Torres Vedras integra o programa nacional Rede Social desde setembro de 2003, altura em que contava com 48 membros, a maior parte dos quais dos setores público e social. Hoje, da Rede Social de Torres Vedras fazem parte 112 entidades, 15 das quais do setor privado, o que representa um indicador de inclusão e diversidade.

Na sessão falou ainda a autora da instalação “Projeto Corda Vermelha”, Marian van der Zwaan, sobre o simbolismo da sua criação e a sua relação com a Rede Social. A instalação e a exposição comemorativa do 20º aniversário da Rede Social de Torres Vedras podem ser visitadas até dia 27 de outubro.

Publicado: 02.10.2023 - 17:08 horas