Torres Vedras

Região Oeste no top mundial de destinos turísticos sustentáveis

26.09.2013

Região Oeste integra top de destinos turísticos sustentáveis

A GLOBAL SUSTAINABLE TOURISM REVIEW comparou mais de 1000 destinos turísticos.

Em comparação com outros destinos costeiros, as ilhas em geral são as que melhor conseguiram escapar dos impactos do turismo de massas.
Por ocasião do Dia Mundial do Turismo, a QualityCoast publicou um estudo no qual comparou mais de 1000 ilhas e destinos costeiros relativamente a assuntos de sustentabilidade. "As Ilhas são o melhor destino para escapar do turismo de massas, embora 95% destes destinos não tenham uma política de turismo sustentável" anunciou Albert Salman, líder desta investigação. Este é o estudo mais amplo acerca da sustentabilidade dos destinos turísticos em todo o mundo, e debruça-se sobre os seus diversos componentes: sociais, ambientais e económicos (Pessoas-Planeta-Benefício).

O estudo pretende auxiliar os turistas na escolha do seu destino turístico. Mostra para cada destino que pontos fracos devem ser alvo de melhoria, focando-se em particular nos que dizem respeito às políticas de turismo sustentável.
Alguns dos resultados mais importantes obtidos no estudo referem:

- O arquipélago português dos Açores surge como o destino turístico mais sustentável do mundo; outros destinos portugueses que estão no topo desta lista global são Lagos, Cascais e a região do Oeste (comunidade Intermunicipal);
- No Brasil a ilha Fernando de Noronha é o destino número um;
- Em Espanha, Forteventura (Ilhas Canarias) e Baiona na Galiza surgem como os melhores destinos;
- No Caribe, a ilha de Bonaire é o destino turístico mais sustentável;
- Em África, algumas das Ilhas de Cabo Verde aparecem como os melhores destinos;
- Na Ásia, o estudo destaca Can Gio (Delta do Mekong, Vietnam) e Praslin (Seychelles);
- Na Grécia muitas ilhas aparecem com alta pontuação, em especial, Alonissos e Samothraki;
- Na Turquia, Daylan obteve a pontuação mais alta;
- Na Alemanha, a ilha de Norderney obteve a pontuação mais alta, ganhando o prémio QualityCoast Silver.
- A Holanda é o país que apresenta um maior número de destinos turísticos premiados internacionalmente, designadamente, QualityCoast Gold para Noordwijk, Goedereede, Oostvoorne-Rockanje, Schouwen-Duiveland, e Ameland;

80% do turismo global encontra-se concentrado em áreas costeiras e em ilhas pequenas. Estes destinos recebem mais de 800 milhões de visitantes por ano, deixando muitos destes lugares sobre elevada pressão.
Uma comparação entre estes destinos turísticos com especial enfoque nos temas relacionados com a sustentabilidade foi realizada anteriormente pela revista National Geographic. O presente estudo acrescenta informação mais recente, dados estatísticos relativos a direitos humanos, património natural e cultural, ambiente bem como iniciativas por parte de estruturas de alojamento turístico em relação à sustentabilidade. Cada vez mais turistas selecionam o seu destino de férias cuidadosamente e o acesso a informação fiável e relevante tem cada vez maior importância.

Com o apoio da Comissão Europeia, a equipa da QualityCoast ( integrada na Coastal & Marine Union - EUCC) criou a maior base de dados do turismo sustentável de sempre. Através da criação de uma rede mundial de comunidades costeiras e de especialistas, a organização monitoriza de forma  continuada a situação.

+ Info:
Global Sustainable Tourism Review

Última atualização: 26.09.2013 - 15:16 horas
voltar ao topo ↑