Requalificação do Forte de S. Vicente

01.09.2011

Forte de S. Vicente

O Forte de S. Vicente – um dos fortes mais importantes das Linhas de Torres Vedras – está a ser intervencionado no âmbito do projeto "Rota Histórica das Linhas Defensivas de Torres", levado a cabo pela Plataforma Intermunicipal para as Linhas de Torres.

Dos trabalhos já realizados saliente-se os arqueológicos e de restauro, bem como as acções de limpeza, desarborização, desmatação e regularização de superfície no interior e exterior do forte, para além da demolição de uma construção existente e da instalação de um sistema de comunicação telegráfico inglês de balões utilizado durante a Guerra Peninsular.

Numa segunda fase construir-se-á um edifício de receção (que terá um balcão de atendimento, uma loja, material informativo, uma pequena exposição de achados arqueológicos encontrados em escavações realizadas na zona, um miradouro e instalações sanitárias); criar-se-á um auditório perto deste local; reabilitar-se-á um moinho que será musealizado com a instalação de gravuras alusivas ao quotidiano do início do século XIX no local; criar-se-ão áreas de estadia sombreadas; construir-se-á uma zona de estacionamento para indivíduos com mobilidade condicionada; colocar-se-á prado de sequeiro na zona interior e exterior do forte; e instalar-se-á junto da capela um sistema telegráfico português utilizado na referida guerra que comunicará com o inglês.

A entrada do forte passará a situar-se perto do edifício de recepção e haverá um caminho pedonal que assegurará uma ligação ao Forte dos Olheiros, estando ainda prevista a instalação de sinalética.

Numa terceira fase a capela será também alvo de obras mediante uma intervenção de restauro e uma outra museológica que incluirá a instalação de uma exposição alusiva a diversas ocupações históricas que tiveram lugar na colina de S. Vicente; e reabilitar-se-ão dois moinhos existentes perto da capela.

• Área de intervenção: 31.280 m2
  • Custo (1.ª e 2.ª fase): 662.267€ (comparticipado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu - EEA Grants e pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional)
  • Prazo: 2.º semestre de 2012 (2.ª fase)
Última atualização: 01.10.2019 - 12:27 horas