Rota Histórica das Linhas de Torres apresentada em Sorbonne, Paris
27.06.2024
No dia 20 de junho, Ana Umbelino, vice-presidente da Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras e da Federação Europeia das Cidades Napoleónicas, esteve presente na prestigiada Universidade de Sorbonne, em Paris, para participar no encontro “Museus e campos de batalha: desafios e oportunidades transmissão da história napoleónica na Europa”. Torres Vedras é um dos municípios fundadores da associação, que tem como objetivo a defesa e valorização do património cultural, ambiental, histórico e urbanístico relacionado com as Linhas de Torres Vedras.
A sessão decorreu no auditório Cauchy e reuniu vários especialistas numa discussão sobre a preservação e a transmissão da história napoleónica na Europa. Durante a sua intervenção, Ana Umbelino apresentou a Rota Histórica das Linhas de Torres, como um itinerário temático cultural alicerçado nas notáveis fortificações construídas em 1810 para defender Lisboa da ambição expansionista de Napoleão Bonaparte, no recurso para uma narrativa contemporânea da Europa e num produto turístico sustentável.
A vice-presidente da Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras destacou que, hoje, o património das Linhas de Torres Vedras está integrado em várias redes culturais. Entre elas, estão o “Destination Napoleon”, os “Itinerários Napoleónicos por Portugal e Espanha” e os “Itinerários Napoleónicos Portugal”. Além disso, a Rota Histórica oferece um vasto programa educativo, utilizando ferramentas de mediação cultural, e um expressivo programa cultural que se mantém ativo ao longo do ano, com forte envolvimento das comunidades locais.
A participação de Ana Umbelino na Universidade de Sorbonne reforça o reconhecimento internacional da Rota Histórica das Linhas de Torres e sublinha o seu papel vital na preservação e promoção do património histórico-cultural ligado às invasões napoleónicas.