“Rotas Romani” foram desenvolvidas em Torres Vedras
08.07.2019
Torres Vedras acolheu recentemente “Rotas Romani”.
Tratou-se de um projeto implementado pela Associação MusicÁlareira em parceria com o Município, a Associação Letras Nómadas, o Académico de Torres Vedras e o Grupo Ativo Comunitário Cigano de Torres Vedras, que se destinou a crianças e jovens da comunidade local, os quais, acompanhados por professores especializados, aprenderam a tocar instrumentos típicos ciganos (como cajon e guitarra), bem como danças tradicionais que representam a viagem do povo cigano por todo o mundo.
“Rotas Romani” realizou-se entre o início do ano transato e meados do corrente, com aulas a decorrer duas vezes por semana na sede da Associação MusicÁlareira, tendo culminado com um espetáculo de apresentação, no Teatro-Cine, destinado ao público em geral e às escolas. Nesse espetáculo foi possível durante cerca de 80 minutos assistir a momentos de dança e música tradicional cigana, tendo como protagonistas os jovens participantes no projeto, bem como músicos e bailarinos profissionais e amadores.
O projeto “Rotas Romani” foi resultado de uma candidatura ao Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas, promovido pelo Alto Comissariado para as Migrações.
Os principais objetivos desta iniciativa foram: promover o combate à discriminação e sensibilização da opinião publica; promover a formação sobre cidadania e participação comunitária; incentivar à participação ativa e comprometida da comunidade cigana local; e promover a história e cultura ciganas e o diálogo intercultural.
Os parceiros envolvidos neste projeto consideraram-no fundamental para o Concelho, dado que contribuiu para a desmistificação da imagem negativa associada a esta comunidade, através da utilização de práticas artísticas e culturais.