Sala de estudo foi inaugurada pela Câmara Municipal no centro histórico de Torres Vedras

26.03.2024

Imagem interior do espaço

Torres Vedras conta agora com uma sala de estudo destinada a alunos do ensino secundário, do ensino pós-secundário não superior e do ensino superior.

Trata-se da Porta 10, um espaço criado pela Câmara Municipal em pleno centro histórico (mais concretamente na rua Serpa Pinto), o qual foi inaugurado no passado dia 24 de março.

No ato inaugural desse espaço a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, relembrou que a sua criação era há muito ansiada pela comunidade estudantil local, sendo de referir, relacionado com esse facto, o trabalho desenvolvido no âmbito do Conselho Municipal da Juventude para que a Porta 10 se tivesse tornado uma realidade.

Também segundo palavras proferidas pela presidente da Câmara Municipal, a data de inauguração da Porta 10 não foi escolhida ao acaso, já que a mesma coincide com o Dia Nacional do Estudante, tendo, a esse propósito, recordado as lutas académicas que aconteceram há algumas décadas atrás e que contribuíram para a transição democrática em Portugal, cujo 50.º aniversário se assinala este ano.

Igualmente na intervenção que proferiu no ato inaugural da Porta 10, Laura Rodrigues aproveitou para explicar que a abertura deste espaço insere-se numa estratégia de desenvolvimento de um Bairro Académico no centro histórico de Torres Vedras, cuja concretização teve início com a adaptação do espaço do antigo centro comercial Serpa Pinto Plaza para acolher o Torres Vedras LabCenter (onde está instalado um núcleo de formação do Politécnico de Leiria), a que se seguiu a construção de residências universitárias na rua Trás do Açougue e na travessa Luís Cardoso. Segundo ainda a presidente da Câmara Municipal, com a criação de um espaço de estudo no centro histórico de Torres Vedras pretendeu-se contribuir para a regeneração física e social dessa zona nobre da Cidade, mediante, respetivamente, a reabilitação de um prédio devoluto (adquirido no âmbito do programa “1.º Direito” e que terá também funções habitacionais) e a atração de população (neste caso, juvenil, o que propicia a criação de relações de caráter intergeracional).

De referir que a inauguração da Porta 10 teve início com um momento performativo levado a cabo pela Performact, a partir da Praça da República. No âmbito dessa inauguração foi ainda proporcionado, pela ESCO - Escola de Serviços e Comércio do Oeste, um catering com produtos de cozinha/pastelaria e um beberete de cocktails sem álcool.

Referência também para o facto da Porta 10 albergar uma obra da artista torriense Carolina Sardinha, criada propositadamente para esta sala de estudo.

Esse espaço, com capacidade para 19 estudantes, está atualmente aberto de segunda a sexta-feira das 9h00 às 24h00; ao sábado das 10h00 às 24h00; e ao domingo das 10h00 às 18h00. O acesso ao mesmo está condicionado à realização de um registo inicial. Refira-se também que na Porta 10 é proporcionado acesso gratuito à Internet. Mais informações sobre este espaço podem ser consultadas aqui.

Última atualização: 03.04.2024 - 10:58 horas