“Saloios” cumpriram em Santa Cruz a tradição do 15 de agosto
23.08.2023
Cumprindo a tradição, os “saloios” regressaram a Santa Cruz no passado dia 15 de agosto.
Tratou-se da 24.ª edição do cortejo etnográfico desta localidade balnear, o qual recria uma antiga tradição das populações rurais do Concelho, que em “tempos de outrora” tinham por hábito no Dia da Assunção de Nossa Senhora fazerem, com brio, uma “ida à praia”.
Deram corpo a essa recriação os ranchos folclóricos do Concelho em atividade, mais concretamente: o Rancho Folclórico da Colaria, o Rancho Folclórico e Etnográfico “Danças e Cantares da Mugideira”, o Rancho Folclórico e Etnográfico “Danças e Cantares de Campelos”, o Rancho Folclórico e Etnográfico “Danças e Cantares do Furadouro”, o Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Camponeses do Varatojo” e o Rancho Folclórico e Etnográfico “Flores do Oeste” (de A dos Cunhados).
Enquanto este último rancho efetuou um desfile (em que alguns dos elementos que integraram o mesmo se apresentaram em carroças puxadas por animais) que teve início na rotunda da Praia da Vigia e terminou na Praia do Guincho, os restantes ranchos realizaram um percurso que arrancou do Parque Municipal de Santa Cruz e passou pelo Largo Jaime Batista da Costa (onde levaram a cabo atuações), tendo, em conjunto com o Rancho “Flores do Oeste”, se dirigido para a Praia do Guincho (junto à qual este rancho também apresentou uma atuação).
Foi, como é habitual, nesta última praia, que os “saloios” almoçaram, o que foi antecedido pela habitual ida ao banho com vestes típicas. Depois da degustação de pratos como arroz de coelho ou peixe seco, a atividade prosseguiu pela tarde em ambiente de sã convivência.