Santa Cruz
01.07.2011
Santa Cruz Costa de ouro sob azul
Nesta edição nada mais retemperador do que um passeio com cheiro a maresia! Convidamo-lo a descobrir a nossa costa de ouro, com 20 quilómetros de extensão, onde poderá encontrar-se com a natureza. Santa Cruz é o local perfeito para descontrair entre ondas de prazer, de mar, ao sabor do vento e do tempo…
O desenvolvimento desta localidade enquanto estância balnear relaciona-se com a identidade cultural do concelho e da ligação da população à atividade agrícola – agosto sempre foi mês de romaria pois a colheita dos frutos e cereais já tinha sido feita e ainda se aguardava o amadurecimento das uvas.
A pacatez dos dias de inverno contrasta com a agitação dos coloridos dias quentes… gente que procura relaxar nos extensos areais, mergulhar nas águas bravias, apreciar a beleza das praias delimitadas por altas e vistosas arribas. Santa Cruz é também o local de eleição para os amantes dos desportos de mar, golfe, pedestrianismo, BTT, parapente. Um oceano de adrenalina, verdes campos de golfe, a Rota do Atlântico para percorrer a pé, a ciclovia para um passeio com muita pedalada. A vivência de Santa Cruz casa muito bem a tranquilidade do espírito com corpo são.
No centro da localidade, recentemente requalificado, encontrará lojas, a restauração, os bares – pontos de grande animação noturna especialmente durante estes meses.
Da praia Azul à praia de Santa Rita, passando pelas praias Formosa, Santa Helena, Centro, Física, Pisão, Mirante e Navio, as obras de requalificação que têm vindo a ser realizadas voltaram a marcar Santa Cruz nos destinos turísticos mais procurados do país.
Deixamos-lhe outra sugestão: não deixe de ir até à chamada “Meia Laranja”, junto ao Largo Antero de Quental, sentar-se nos bancos vermelhos típicos e desfrutar de um magnífico pôr do sol… dizem os locais que é o melhor do mundo. Deixe-se inundar pela maresia que inundará os seus sentidos e aprecie o sol que se deita no mar que o espelha.
Expoente máximo da imagem de Santa Cruz, o verdadeiro postal ilustrado, é o penedo do Guincho, um ilhéu imponente que se ergue na praia e que pode ser atravessado na maré baixa… uma passagem entre terra e mar!
Também os homens de letras se deixaram apaixonar pela terra… Kazuo Dan, importante poeta japonês, aqui viveu dois anos da sua vida rendido ao Atlântico, Antero de Quental aqui passou férias, João de Barros aqui espalhou os seus ideais de fraternidade. Todos têm em Santa Cruz um monumento que os recorda.
A Azenha de Santa Cruz, que alberga atualmente o Posto de Turismo, é um ponto de paragem obrigatório. Neste espaço, recentemente recuperado, decorrem ateliês para toda a família, estão patentes exposições e poderá ficar a conhecer eventos da “Onda de Verão” que marcam a agenda.
Um horizonte a perder de vista, um mar sem fim, paisagens que trazem calma e renovação. Visite Santa Cruz!
Conclusão da estrada de Santa Cruz
- Foi em 1908 que a estrada que ligava a Silveira a Santa Cruz, atravessando um extenso areal, foi concluída.
Início do séc. XX
- No início do século XX Santa Cruz já dispunha de casas de hóspedes, hotéis, padarias, mercearias, casino, colónia balnear, cinema…
Sabia que?
- O aeródromo de Santa Cruz é o mais ocidental da Europa Continental?