Santa Cruz recebeu mais uma vez “o mais antigo Carnaval fora de época” do país
17.07.2012
A tradição da realização do Carnaval de Verão de Santa Cruz, um evento que já faz parte da vivência dos torrienses, voltou a cumprir-se, este ano, no dia 14 de julho.
A animação começou, como é habitual, à tarde, com uma arruada pelas ruas daquela estância balnear levada a cabo pelos Zés Pereiras de Amarante e Cabeçudos.
Escolas de samba – Charanguinha (de Ovar), Juventude Vareira (também de Ovar), Paraíso Tropical (de Penafirme da Mata) e Batuque do Conde (de Sesimbra) -, os grupos de percussão Ribombar e Tocárufar, grupos de mascarados da mais recente edição do Carnaval de Torres, bem como membros das associações Ministros & Matrafonas e Marias Cachuchas e da Real Confraria do Carnaval de Torres foram outros protagonistas que, para além dos anteriormente citados, trouxeram, à noite, muita cor, alegria e energia às ruas do centro de Santa Cruz, naquele que é o mais antigo Carnaval “fora de época” do país e que continua a constituir-se como um “Encontro de Festas de Carnaval de Portugal”.
Por volta da meia-noite o evento chegou ao seu término com o sempre aguardado fogo de artifício realizado a partir da meia-laranja. Estima-se que esta edição do Carnaval de Verão de Santa Cruz tenha sido presenciada por cerca de 20 mil pessoas, a que se juntaram 400 figurantes.
A iniciativa integrou-se no programa Onda de Verão e foi produzida pela Promotorres, EEM.