Semana da Visão teve a sua décima edição

27.10.2023

Imagem relativa à reposição da peça de teatro

A Semana da Visão teve a sua décima edição entre os passados dias 16 e 20 de outubro.

Sensibilizar a população para a deficiência visual é, recorde-se, o principal objetivo desta Semana, tendo com a sua mais recente edição também se celebrado o décimo aniversário do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual de Torres Vedras (GADVTV), um serviço que é promovido pela Câmara Municipal.

Das ações da edição deste ano da Semana da Visão destaque-se a reposição da peça de teatro A Viagem, no Teatro-Cine, um momento ao qual assistiram mais de 350 pessoas, entre utentes do GADVTV, do SADEV (Serviço de Apoio à Deficiência Visual) do Município da Lourinhã, seniores e alunos de diferentes ciclos de escolaridade.

Merece também uma especial menção, da X Semana da Visão, a realização da sessão informativa “Os Direitos das Pessoas com Deficiência”, no auditório do Centro de Artes e Criatividade, e da exposição Uma Jornada de Arte Terapia, que esteve patente no Mercado Municipal. Relativamente a esta primeira ação, refira-se que a mesma proporcionou um momento informativo em que se deu espaço para esclarecer as dúvidas que os munícipes participantes tinham acerca dos seus direitos e do caminho até ao seu pleno acesso, tendo se abordado as temáticas do cartão de estacionamento, do acesso aos produtos de apoio e do atestado médico de incapacidade multiuso.

Referência ainda da recente edição da Semana da Visão para a realização de um Torneio de Goalball na Escola Padre Vítor Melícias, aberto a toda a comunidade escolar, no qual se contabilizaram mais de 100 participações de alunos; um convívio entre elementos da equipa técnica do GADVTV, utentes do mesmo e familiares destes, que aconteceu no restaurante Arroz Doce, e contou com a participação da vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, Ana Umbelino; e de ações de sensibilização em contexto escolar e atividades culturais.

A X Semana da Visão foi organizada pela Câmara Municipal, com a colaboração do Município da Lourinhã, e a parceria dos agrupamentos de escolas Padre Vítor Melícias e Henriques Nogueira – que se destacam enquanto referência para alunos cegos e de baixa visão –, do Grémio Artístico Torreense e das empresas Pax Óptica e Ataraxia.

Última atualização: 07.11.2023 - 12:06 horas