Seminário do Curso de Laser Médico destaca inovação e parcerias em Torres Vedras
14.05.2024
Decorreu no passado dia 11 de maio, no Medicina ULisboa-Campus de Torres Vedras, localizado no edifício do antigo Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior, no Barro, o seminário de encerramento do 9º Curso Pós-graduado Multidisciplinar de Laser Médico, organizado pela Sociedade Portuguesa Interdisciplinar de Laser Médico (SPILM), com a colaboração da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e do Município de Torres Vedras.
Este seminário, que marcou o fecho de um ciclo de formação que decorreu na FMUL, contou com a presença de médicos de 16 especialidades ou subespecialidades médicas, que puderam compartilhar os avanços e as novas aplicações do laser nas diversas áreas de atuação.
José Henriques, vice-presidente da SPILM, destacou o apoio contínuo do Município de Torres Vedras e da FMUL, reforçando o compromisso com a formação avançada e a segurança na utilização desta tecnologia inovadora.
O evento contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, que reafirmou o orgulho da região em hospedar iniciativas de vanguarda na área da Saúde. A presidente destacou ainda a colaboração com a FMUL para fomentar um polo de saúde, ensino e investigação, o Medicina ULisboa-Campus de Torres Vedras, reforçando a imagem de Torres Vedras como um centro de excelência em serviços de saúde e educação médica.
Elsa Baião, presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, expressou satisfação pelo desenvolvimento do projeto Medicina ULisboa-Campus Torres Vedras, destacando ainda a importância da formação contínua e de elevado padrão para atrair profissionais qualificados para a região.
Joaquim Ferreira, docente na FMUL e seu representante na coordenação do projeto do Medicina ULisboa Campus de Torres Vedras, agradeceu a escolha deste Concelho para o seminário de encerramento do curso de laser, ressaltando a interdisciplinaridade como um motor de desenvolvimento entre as instituições envolvidas, incluindo a ULS Oeste, Município de Torres Vedras e FMUL.
João Eurico da Fonseca, diretor da FMUL, agradeceu a todos os envolvidos o seu compromisso com o projeto, que fortaleceu a colaboração entre a academia, o Município, e a ULS Oeste.
Seguiu-se uma cerimónia de entrega de diplomas aos formandos como momento de celebração e reconhecimento dos novos membros da SPILM e do seu futuro contributo para a comunidade médica e científica. O seminário culminou com um almoço de confraternização, onde os participantes desfrutaram de uma seleção de produtos biológicos de Torres Vedras, no claustro do antigo convento.