Torres Vedras adere a iniciativa internacional na área do hidrogénio

08.05.2017

O executivo municipal aprovou na sua mais recente sessão a adesão à iniciativa “Hydrogen Regions/Cities” da Fuel Cells and Hydrogen Joint Undertaking, que tem como intenção:

- Envolver as Regiões e Cidades da Europa para desenvolver casos de negócio de aplicações das pilhas de combustível e produtos de hidrogénio onde podem atuar como utilizadores primários ou partes interessadas, trabalhando em estreita colaboração com parceiros da indústria;

- Ajudar as Cidades/Regiões a encontrar fontes de financiamento para a implementação de projetos futuros identificados, bem como identificar e potenciar a capacidade a nível local existente que possa ser explorada para a nível local criar, eventualmente, novos empregos e crescimento económico.

A FCH JU ou Fuel Cells and Hydrogen Joint Undertaking é uma parceria público-privada com 3 membros; a União Europeia, representada pela Comissão Europeia; o grupo de Indústrias "Hydrogen Europe"; e o grupo de Investigação "N.ERGHY”. Esta última entidade lançou em novembro do ano passado a Iniciativa “Hydrogen Regions/Cities” que pretende envolver e trabalhar diretamente com as autoridades regionais e locais e não com os governos nacionais.

De referir que o hidrogénio enquanto vetor energético é uma opção estratégica de futuro, na gestão da energia e na descarbonização dos territórios, sendo essencial garantir ao nível local um posicionamento efetivo nesta área.

Em Portugal, atualmente, não existem iniciativas de desenvolvimento de aplicações das pilhas de combustível e produtos de hidrogénio, ao nível local, regional ou nacional com implementação de soluções nesta área. O financiamento e a parceria com a indústria são determinantes para o desenvolvimento de projetos locais.

Ao aderir à iniciativa, Torres Vedras pretende explorar a possibilidade de desenvolver projetos locais de utilização de soluções de gestão de energia tendo por base o hidrogénio, garantindo assim a descarbonização e sustentabilidade do território, com o claro objetivo de continuar a promover a qualidade de vida e o crescimento da economia verde local.

Informação adicional:

Sobre a FCH JU