Torres Vedras aderiu à Rede de Cidades Amigas das Pessoas Idosas
27.02.2013
Criar condições para que os seniores torrienses tenham melhor qualidade de vida e se sintam mais felizes é um trabalho que o Município tem vindo a desenvolver continuamente.
Nessa sequência o mesmo aderiu à Rede de Cidades Amigas das Pessoas Idosas.
Criada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), esta rede tem como objetivo estimular o envelhecimento ativo mediante a criação de condições de saúde, participação e segurança à população sénior de modo a precisamente reforçar a sua qualidade de vida. Em termos práticos, um território amigo das pessoas idosas adapta as suas estruturas e serviços de modo a que estes sejam acessíveis a pessoas mais velhas com diferentes necessidades e capacidades.
A avaliação de um território amigo do idoso leva em linha de conta um conjunto de fatores: espaços exteriores e edifícios; transportes; habitação; participação social; respeito e inclusão social; participação cívica e emprego; comunicação e informação; e apoio comunitário e serviços de saúde.
Com base nestes vetores foi elaborado um inquérito por questionário, aplicado a uma amostra de cidadãos do concelho com idades a partir dos 55 anos e a organizações que intervêm com seniores no concelho, no intuito de identificar os recursos já existentes e os aspetos a melhorar para a população senior torriense.
A análise a esse inquérito tem estado a ser efetuada, podendo a partir desse trabalho vir a ser implementadas novas medidas de apoio à população sénior local.