Torres Vedras assinala o Dia Internacional da Cidade Educadora
30.11.2022
“A Cidade Educadora, cidade de paz e oportunidades” é o lema do Dia Internacional da Cidade Educadora, que se assinala a 30 de novembro. Neste dia, Torres Vedras recorda o seu caminho enquanto Cidade Educadora, tendo aderido à Rede Territorial das Cidades Educadoras Portuguesas em 2011.
“Hoje, Torres Vedras reafirma o compromisso de continuar a construir uma cidade onde a educação transcende as paredes das escolas, transformando-se num espaço de solidariedade e de respeito pelo próximo” defende a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues.
No Dia Internacional da Cidade Educadora, conheça os projetos que fazem de Torres Vedras uma Cidade Educadora.
Mediação Escolar para Crianças da Comunidade Cigana
Através de uma mediadora cigana, este projeto visa aproximar a escola, as crianças e as famílias ciganas. A iniciativa é implementada na Escola Básica Padre Vítor Melícias, na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, que abrange 84% da comunidade cigana residente no concelho de Torres Vedras.
Agregando a maioria das crianças das comunidades ciganas locais, esta escola é prioritária para a concretização de objetivos como apoiar a integração das crianças com maior dificuldade e melhorar o conhecimento das razões que levam ao abandono e absentismo escolar, em particular das crianças ciganas do sexo feminino (bem como as estratégias para a sua prevenção).
Uma das principais funções da mediadora passa por ser uma “ponte” entre a comunidade e a escola, numa tentativa de minimizar as entropias e de facilitar a resolução de problemas.
Contacto: vandasantos@cm-tvedras.pt
“Uma mala cheia de histórias – Aprender com as coisas ou o valor imenso do que não tem valor nenhum”
“Uma mala cheia de histórias” parte da leitura do livro A Misteriosa Mala do senhor Benjamim, de Pei-Yu Chang.
Este projeto intergeracional aproxima a história de vida de um judeu alemão retratada na obra, à realidade dos dias de hoje, num mundo com cerca de cem milhões de migrantes, refugiados, deslocados, exilados e ilegais.
Explorando uma panóplia de outras leituras, a iniciativa trabalha a alteridade colocando os envolvidos no lugar do “outro” e na procura de respostas para questões fundamentais sobre a História da Humanidade. O projeto culmina com a exposição coletiva “Museu das Recordações”.
Contacto: Cristina Pacheco | 261 320 773
Serviços Educativos da Câmara Municipal de Torres Vedras
A criação de Serviços Educativos tem sido uma aposta sustentada e consequente da Câmara Municipal na formação, sensibilização e criação de públicos em diversas áreas de atuação.
Durante todo o ano, 15 Serviços Educativos dinamizam atividades para o público em geral, assim como um programa específico dirigido aos docentes e alunos de todo o Concelho (da educação pré-escolar ao ensino secundário):
- + Saúde
- Área Juventude
- Área Sénior
- Biblioteca Municipal
- Centro de Artes e Criatividade
- Centro de Educação Ambiental
- Fábrica das Histórias
- Quero ser Cientista
- Museu Municipal Leonel Trindade
- Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho
- Paços - Galeria Municipal
- Proteção Civil
- Robótica para Todos
- Serviço Pedagógico da Água e Resíduos
- Teatro-Cine
Contacto: Vasco Batista | 261 320 758
Projeto Missão Educar
“Missão Educar – Professores em ação na Europa” é um projeto promovido no âmbito programa Erasmus+ (Ação-Chave 1 - Mobilidade Individual para Aprendizagem), que teve início em 2003 e que se encontra na sua terceira edição.
Dinamizado por um consórcio de cinco parceiros (Câmara Municipal e agrupamentos de escolas Henriques Nogueira, Madeira Torres, Padre Vítor Melícias e São Gonçalo), o projeto promove oportunidades para que os docentes melhorem as suas competências, aumentem a sua empregabilidade e ganhem consciência cultural, criando condições para melhorar a Educação no Concelho.
Através de atividades de Job-Shadowing e Cursos Estruturados, os docentes entram em contacto com outros contextos educativos de diversos países da Europa. Estas mobilidades permitem a introdução de novos conhecimentos, competências, práticas e abordagens nos estabelecimentos escolares do Concelho.
Contacto: Vasco Batista | 261 320 758
FAB LAB Escola Secundária Henriques Nogueira
O FAB LAB é uma oficina de fabricação digital onde se desenvolvem protótipos de projetos através de máquinas controladas por computador, mas também recorrendo à utilização de eletrónica, scan 3D, programação, robótica, modelação, impressão 3D, fotogrametria, desenho 2D e máquinas de corte a laser.
Este é o primeiro Fab Lab instalado numa escola secundária em Portugal, encontrando-se na Escola Secundária Henriques Nogueira. Desta forma, assume-se como uma ferramenta pedagógica complementar ao trabalho realizado pela escola, proporcionando um ambiente informal criativo, colaborativo e cooperativo e de aprendizagem.
O projeto teve início no ano letivo 2021/2022 e envolve o Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, a Câmara Municipal de Torres Vedras e a Associação Lab Aberto Fab Lab.
Contacto: Vasco Batista | 261 320 758
Transportes Escolares | Rede Pública
O Município de Torres Vedras é responsável pela rede de transporte escolar no Concelho, em especial a oferta do serviço de transporte entre o local de residência do aluno e o local dos estabelecimentos de ensino, nos termos das regras definidas na legislação em vigor.
O transporte escolar é gratuito para os alunos que frequentam a escolaridade obrigatória, matriculados de acordo com as normas do Ministério da Educação, e que em regra residam a mais de quatro quilómetros de distância dos estabelecimentos de ensino.
No ano letivo 2021/2022, o Município amplificou dois apoios aos alunos do Concelho, superando os apoios previstos na legislação: através do alargamento para 100% da comparticipação dos passes dos alunos do ensino secundário e do alargamento da comparticipação dos passes dos alunos que residem a menos de 4 km dos seus estabelecimentos de ensino.
Contacto: Vasco Batista | 261 320 758
Transportes Escolares Especiais
No âmbito do processo de transferência de competências entre a administração central e administração local relativamente à educação, o Município de Torres Vedras é responsável pelos transportes identificados no Decreto-Lei nº 55/2009, 2 de março, em especial nos casos de não poderem ser utilizados os transportes regulares.
Os alunos com dificuldades de locomoção que beneficiam de medidas de apoio ao abrigo da educação inclusiva carecem, ao nível dos transportes, de uma resposta individualizada e adequada às respetivas especificidades de cada aluno. Em alguns dos casos, essa resposta inclui também a necessidade de acompanhamento em transporte.
Contacto: Vasco Batista | 261 320 758
Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar
O Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar, criado pelo Município de Torres Vedras em 2014, proporciona refeições escolares saudáveis tendo em conta os princípios da sustentabilidade social, nutricional, ambiental e económica, que se traduzem, por exemplo, na frescura e sazonalidade dos produtos, no desenvolvimento territorial e na criação de emprego local.
Mexa-se para a vida – Desporto Sénior
O “Mexa-se para a Vida” promove a prática da atividade física junto dos seniores do concelho de Torres Vedras.
Do projeto constam atividades desportivas de carácter regular, como ginástica e dança, assim como atividades de carácter pontual, como passeios pedestres, passeios, visitas e participação em vários eventos desportivos e sociais.
Atualmente, envolve cerca de 19.00 utentes distribuídos por 77 núcleos nas 13 freguesias do Concelho.
Contacto: pauloserra@cm-tvedras.pt | 261 920 748
Torres Vedras Night Run
A população é convidada a exercitar-se e a fruir a cidade de Torres Vedras às quartas-feiras à noite através da "Torres Vedras Night Run".
Os participantes podem escolher entre vários percursos de caminhada e corrida, que são orientados por guias devidamente identificados. A atividade é inclusiva, tendo como objetivo que todas as pessoas cheguem ao final, em grupo.
Desta forma, pretende-se potenciar a prática informal e descontraída de atividade física, assim como a aquisição de hábitos de vida saudáveis e a dinamização do centro de Torres Vedras com a passagem por locais emblemáticos da Cidade.
Contacto: pauloserra@cm-tvedras.pt - 261920748
Farmácia da Atividade Física
A “Farmácia da Atividade Física” pretende aumentar os níveis de atividade física dos munícipes com mais de 35 anos. Esta iniciativa consiste numa consulta gratuita com um profissional de exercício físico para aconselhamento e encaminhamento para a prática de atividade física.
A "Farmácia da Atividade Física" proporciona o acompanhamento necessário para a prática de atividade física de forma autónoma, segura, motivadora e consistente.
Contacto: pauloserra@cm-tvedras.pt | 261920748
Somos Comunidade | PAICD.01
Esta intervenção do Plano de Ação Integrada para as Comunidades Desfavorecidas (PAICD) compreendeu a aquisição e reabilitação de um edifício, visando a instalação de um projeto de desenvolvimento social através das artes e da comunicação, compreendendo três áreas de intervenção: comunitária, educacional e cultural/artística.
Aqui funciona um projeto desenvolvido em parceria com uma associação local – o Académico de Torres Vedras – e pressupõe o envolvimento de toda a comunidade num processo participativo de regeneração urbana.
Porta do Bairro | PAICD.02
Esta operação compreendeu a aquisição e reabilitação de um edifício, visando a instalação de um projeto de cariz social que está a ser desenvolvido com o Centro Social Paroquial de Torres Vedras.
O projeto assenta no conceito de casa comunitária e assume-se como um espaço aberto à comunidade, desenvolvendo ações de natureza cultural e recreativa, ações de formação e serviços de apoio social, tendo a inclusão social como principal objetivo.
Núcleo de Incubação Social, Artística e Empresarial | PARU.03
O Núcleo de Incubação Social, Artística e Empresarial divide-se entre um espaço de incubação e uma residência de apoio à incubação.
Em parceria com entidades locais serão implementados projetos centrados nas artes, na intervenção comunitária e na economia social.
A intervenção compreende, ainda, a construção de um conjunto de percursos pedonais de utilização pública.
Polo Social e Cultural – Espaço Expositivo | PARU.04
A intervenção compreendeu a aquisição e reabilitação de três edifícios visando a implementação de um projeto sociocultural a desenvolver em parceria com associações ligadas à temática do Carnaval.
Os três edifícios complementam-se funcionalmente, consubstanciando-se na criação de um espaço polivalente, de um espaço expositivo e de um espaço de trabalho.
Reabilitação do Espaço Público Envolvente aos Bairros Floresta, Reis e Barreto | PARU.08
A intervenção compreendeu a reabilitação de um espaço público localizado entre três núcleos edificados e visou o cumprimento de dois propósitos essenciais: por um lado, oferecer à população um espaço público verde, onde possam conviver e realizar atividades relacionadas com as intervenções contíguas, e, por outro lado, interligar os três bairros através de um percurso de transição mais suave e ajustado às necessidades de deslocação e mobilidade da comunidade residente, maioritariamente envelhecida.