Torres Vedras

Torres Vedras continua a ser um dos concelhos do país com mais “Eco-Escolas”

18.10.2024

Imagem da entrega da Bandeira Verde à Escola Básica Padre Francisco Soares

63 estabelecimentos de ensino do Concelho receberam recentemente, mais concretamente no passado dia 10 de outubro, no Palácio dos Desportos Helena Sentieiro, em Torres Novas, no âmbito do Dia das Bandeiras Verdes, o galardão do programa “Eco-Escolas” (a respetiva Bandeira Verde).

Desta forma, Torres Vedras continua a ser o segundo concelho do país em termos de número de “Eco-Escolas”, sendo, no universo dos concelhos do distrito de Lisboa, aquele que mais “Eco-Escolas” tem.

Refira-se que para um estabelecimento de ensino ter recebido recentemente a Bandeira Verde do “Eco-Escolas” teve de desenvolver durante o passado ano letivo trabalho no âmbito da Educação Ambiental e para a Sustentabilidade, segundo uma metodologia inspirada nos princípios da Agenda 21 Local, a qual consiste em sete passos (Conselho Eco-Escolas, Auditoria Ambiental, Plano de Ação, Trabalho Curricular, Monitorização e Avaliação, Envolvimento da Comunidade, e Eco-Código) e tem como objetivo envolver as crianças e jovens na construção de comunidades mais sustentáveis.

Recorde-se que o “Eco-Escolas” é um programa internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul Ambiente e Educação (anteriormente designada de Associação Bandeira Azul da Europa).

É de realçar o facto de os agrupamentos de escolas de São Gonçalo e Padre Vítor Melícias continuarem ambos a ser considerados “Eco-Agrupamentos” dado que a totalidade dos estabelecimentos de ensino afetos aos mesmos foram galardoados com a Bandeira Verde do “Eco-Escolas”.

No recente Dia das Bandeiras Verdes, para além da entrega destes galardões, foram ainda atribuídas outras distinções no âmbito do programa “Eco-Escolas”, sendo a esse propósito de referir três em particular que couberam a estabelecimentos de ensino do Concelho: o 3.º prémio no projeto “Resíduos, Energia do Futuro”, atribuído à Escola Básica Carlos Bernardes; o 3.º prémio no desafio “Eco-Casa”, atribuído à Escola Básica do Ramalhal; e uma menção honrosa relativa ao projeto “O Mar começa Aqui”, atribuída ao Jardim de Infância do Sobreiro Curvo.

Ainda relativamente ao recente Dia das Bandeiras Verdes, é de referir que a Escola Básica Padre Francisco Soares foi a representante do distrito de Lisboa no evento, uma vez que é o estabelecimento de ensino deste distrito que mais Bandeiras Verdes do programa “Eco-Escolas” recebeu até ao momento.

De relembrar que os estabelecimentos de ensino do Concelho inscritos no “Eco-Escolas” contam com o apoio do Município para o desenvolvimento e concretização dos planos de ação relativos a esse programa, bem como no que respeita ao financiamento das inscrições no mesmo, pelo que o Município foi mais uma vez distinguido como “Município-parceiro” do “Eco-Escolas”.

O Município felicita todos os estabelecimentos de ensino do Concelho premiados com a Bandeira Verde do “Eco-Escolas” e deseja que o reconhecimento no âmbito de projetos como este seja uma inspiração para toda a comunidade educativa torriense em prol de um território sustentável com uma participação ativa dos jovens.

Última atualização: 13.11.2024 - 17:08 horas
voltar ao topo ↑