Torres Vedras foi finalista dos "Prémios Município do Ano Portugal 2016”
07.06.2016
Torres Vedras, tal como o seu Município geminado de Lagos, foi finalista dos Prémios Município do Ano Portugal 2016, promovidos pela Universidade do Minho.
A entrega dos respetivos prémios aconteceu no dia 3 de junho, no Forte do Beliche, em Sagres.
Torres Vedras concorreu àquele prémio que visa "reconhecer as boas práticas dos municípios portugueses", com o projeto do Centro de Educação Ambiental e o respetivo programa educativo. De referir que ao mesmo foram apresentadas 93 candidaturas, em diferentes categorias (correspondentes a áreas territoriais), das quais foram selecionados 36 projetos, 4 por categoria. Essas candidaturas foram apreciadas segundo sete parâmetros: impacto no território; impacto na economia; impacto na sociedade; inovação e originalidade; resultados obtidos; potencial de replicação do projeto; e relação entre benefício gerado e o custo do projeto.
Aquela seleção foi feita por um júri nacional, constituído por nove personalidades provenientes de áreas diversas, tendo o mesmo sido presidido por Paulo Cruz, professor daquela universidade.
Foram objetivos específicos da iniciativa: reconhecer e premiar as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis no território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e/ou a sustentabilidade; colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspetivada a partir da ação dos municípios; e dar visibilidade e reconhecer, em diferentes categorias, realidades diversas que incluam as cidades de maior dimensão, mas também os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país.