Torres Vedras integra lote de candidaturas ao "European Green Leaf"
21.04.2015
Torres Vedras é um dos oito municípios europeus, de 7 países diferentes, que será analisado por um painel internacional independente de especialistas no sentido de determinar, nas próximas semanas, se irá integrar a lista inaugural do “European Green Leaf” (EGL) - um selo de certificação ambiental atribuído pela Comissão Europeia. Os municípios que apresentaram as suas candidaturas são os seguintes:
1. Inverness (Escócia)
2. Lappeenranta (Finlândia)
3. Ludwigsburg (Alemanha)
4. Mikkeli (Finlândia)
5. Mollet del Vallès (Espanha)
6. Siena (Itália)
7. Strovolos (Chipre)
8. Torres Vedras (Portugal)
O “European Green Leaf” 2015 é uma competição-piloto destinada a cidades/municípios com população entre 50.000 e 100.000 pessoas e reconhece o compromisso para melhorar os resultados ambientais, com particular destaque para os esforços que geram crescimento verde e novos postos de trabalho. A cada ano, três cidades/municípios receberão esta distinção, certificando-se o seu bom desempenho ambiental e o compromisso de crescimento verde, pela procura ativa de disseminação de uma consciência ambiental entre os cidadãos.
O painel de especialistas irá realizar uma avaliação técnica de cada candidatura, com base em seis indicadores: Alterações Climáticas & Performance Energética; Mobilidade; Biodiversidade e Uso da Terra; Qualidade do Ar e Ambiente Sonoro; Lixo e Economia Verde e Gestão da Água. Após a avaliação técnica, decorrerá uma pré-seleção, conhecida no início de maio, e estes municípios pré-selecionados serão convidados a preparar um vídeo curto para ser apresentado a um júri internacional.
O vencedor será anunciado numa cerimónia de entrega de prémios que acontecerá em junho de 2015, em Bristol, a atual capital Verde da Europa.
O Comissário Europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, referiu que se trata de uma iniciativa que se adequa a cidades/municípios de menores dimensões que apresentam um excelente desempenho ambiental. “É encorajador ver a qualidade das candidaturas apresentadas nesta primeira competição. Esta certificação constitui uma boa mostra ambiental para cidades europeias de menores dimensões ".