Torres Vedras recebeu visita de intercâmbio no âmbito de iniciativa do Pacto de Autarcas

Imagem de participantes na atividade

Torres Vedras recebeu nos passados dias 3 e 4 de abril uma visita de intercâmbio no âmbito da iniciativa “Cities meet Cities: Experts Exchange Program” do Pacto de Autarcas para o Clima e Energia.

De referir que essa iniciativa, lançada no âmbito deste Pacto, visa facilitar a transferência de conhecimento e boas práticas entre autoridades locais, que leve à implementação de ações e projetos específicos relacionados com os planos de ação climática das mesmas. Além disso, cria oportunidades para envolver ainda mais os signatários do Pacto de Autarcas para o Clima e Energia e estabelecer conexões cidade-a-cidade que podem levar a uma cooperação maior e mais bem-sucedida.

No âmbito da iniciativa “Cities meet Cities: Experts Exchange Program” o Município, após submeter candidatura, em representação da cidade de Torres Vedras, foi convidado a participar num cluster composto também pelas cidades de Cēsis (Letónia), Bilhorod-Dnistrovskyi (Ucrânia) e Mirhorod (Ucrânia). Refira-se que a parceria entre estas cidades decorrerá até ao próximo mês de setembro e a primeira visita de intercâmbio realizada no âmbito da mesma foi a já mencionada, a qual contou com as participações de Aurelien Daydé (coordenador regional do Pacto Global dos Autarcas para o Clima e Energia) e Inta Ādamsone (chefe do Departamento de Ambiente e Neutralidade Climática do Município de Cēsis). Por dificuldades de transporte, representantes das referidas cidades ucranianas não estiveram presentes na visita.

Nas sessões de trabalho da mesma, que tiveram lugar no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal, apresentou-se o Plano Municipal de Ação Climática de Torres Vedras e discutiram-se tópicos de interesse comum como soluções de base natural, adaptação, mobilidade sustentável e energia.

Também no âmbito da visita foi apresentado um conjunto de projetos municipais de Torres Vedras, nomeadamente a "Requalificação da vala dos Amiais", o "Ruivaco-do-Oeste: Gestão Ativa da Espécie e do Ecossistema", projetos integrados de mobilidade sustentável e a gestão de energia dos edifícios municipais (com foco na realizada no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal), tendo ainda sido efetuada uma deslocação ao empreendimento Areias do Seixo (que foi visitado como caso prático do setor privado de Torres Vedras que tem preocupações de gestão ambiental e construção sustentável, representando um exemplo de adaptação ao contexto territorial e climático).

Refira-se ainda que no segundo dia da visita esteve também representada na mesma a ADENE, que foi convidada a participar na atividade enquanto agência nacional mobilizadora na área da eficiência energética e hídrica e no seu papel de coordenação nacional do Pacto de Autarcas para o Clima e Energia. Na ocasião, as representantes da ADENE apresentaram as atribuições desta entidade e trabalho desenvolvido pela mesma, com destaque para o seu papel na operacionalização do programa “Eco.AP”.

Última atualização: 15.04.2024 - 11:37 horas