Torres Vedras

Trabalhos de AEC’s de Empreendedorismo e Robótica estiveram em exposição

22.05.2017

Empreender Criança

Os trabalhos realizados ao longo do ano letivo no âmbito das atividades municipais de enriquecimento curricular de Robótica e relativas aos ateliês "Empreender Criança" foram mais uma vez dados a conhecer numa feira final.  

Esta aconteceu no dia 19 de maio no Parque Regional de Exposições, tendo no final desse dia sido aberta para visitação à população, nomeadamente aos encarregados de educação.

Na abertura desta feira o presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, recordou a aposta da entidade que dirige na ciência e no empreendedorismo que foi recentemente visível na abertura do Torres Vedras LabCenter.

Já a vice-presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, referiu a necessidade de preparação dos alunos para um futuro em que existirão novas profissões e o esforço municipal no sentido de preparar as crianças do concelho para que venham a ser bons profissionais e cidadãos.

Também na abertura desta feira foi exibido um filme com depoimentos de crianças sobre as atividades de enriquecimento curricular apresentadas na mesma, a que se seguiu uma visita aos diversos espaços do evento.

Recorde-se que os Ateliês “Empreender Criança”, que resultam de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal e a Associação Industrial Portuguesa, visam a promoção da temática do empreendedorismo mediante o desenvolvimento de um conjunto de ações que se constituem como aprendizagens ativas que contribuem decisivamente para a consolidação de uma cultura que se traduz na criação de uma atitude diferente das crianças face a alguns desafios, nomeadamente, nos campos da autonomia, iniciativa, risco, inovação, criatividade, trabalho em equipa, responsabilidade e sentido cívico. 34 grupos (cerca de 650 alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade) de todos os agrupamentos de escolas do concelho usufruem destes ateliês.

Já a Robótica tem merecido um destaque cada vez mais importante no currículo escolar dos alunos, permitindo-lhes ter uma visão mais ampla da utilização da tecnologia do futuro. Esta atividade pretende que os alunos desenvolvam um pensamento construtivista e que sejam capazes de investigar, explorar, resolver problemas, trabalhar em equipa, aprender a programar e tenham uma maior noção do que é uma máquina programada. Todos os alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas S. Gonçalo (cerca de 630 em 33 grupos) usufruem desta atividade.

De referir que a breve prazo o Torres Vedras LabCenter vai acolher uma exposição de trabalhos que estiveram patentes nesta feira. 

Última atualização: 11.03.2019 - 11:48 horas
voltar ao topo ↑