Transportes públicos: OesteCIM alerta para necessidade de financiamento

02.10.2020

Fotografia do Terminal Rodoviário de Torres Vedras.

A Comunidade Intermunicipal do Oeste – OesteCIM destacou, esta quinta-feira, a necessidade de reforçar o financiamento do Governo para os transportes públicos na Região Oeste. Em comunicado, a OesteCIM aponta para que o Oeste tenha sido a região com maior taxa de execução (140%) do Programa de Apoio à Redução Tarifária no território nacional.

O valor resulta do investimento dos municípios na redução do valor dos passes, colocando “recursos financeiros próprios no programa de redução tarifária, acima do definido no quadro legal, inferindo-se que todas as outras regiões terão que devolver verbas ao estado central.”

O comunicado recorda ainda que, em resultado das medidas tomadas no âmbito da pandemia de COVID-19, a OesteCIM e os municípios que a integram têm de compensar os operadores de transportes públicos em mais de quatro milhões de euros (valores apurados tendo em consideração o segundo semestre).

O presidente da OesteCIM, Pedro Folgado, considera que o esforço protagonizado pela região “não dispensa o reforço do financiamento, por parte do Governo, para os transportes públicos na região, permitindo assim que este objetivo seja concretizável, mas sem que, com isso, se atinjam níveis de financiamento incomportáveis para os municípios que a integram.”

Publicado: 02.10.2020 - 18:49 horas