Vanessa Éffe

Imagem de Vanessa Éffe

Vanessa Éffe é um reconhecido nome da ilustração em Torres Vedras.

O seu traço, já familiar para muitos torrienses, tem dado forma, de há alguns anos a esta parte, a trabalhos de singular qualidade, bastante apreciados na comunidade, sendo de salientar, desde logo, os que têm abordado uma temática que lhe é particularmente querida - o Carnaval. São disso exemplo: a ilustração presente em Reino da Paródia, exposição que está patente até março do próximo ano no Centro de Artes e Criatividade; as ilustrações que constituíram a exposição Carnaval do Futuro, que esteve até há pouco tempo patente na Cooperativa de Comunicação e Cultura; e as ilustrações que constituíram a exposição Enquanto houver folião na rua…, que esteve patente também na Cooperativa de Comunicação e Cultura (inaugurada em fevereiro de 2017), sendo de realçar, dessas, Guia para ser uma Matrafona e Estendal, que foram publicadas na internet antes da exposição.

De referir também a presença de trabalhos de Vanessa Éffe em exposições coletivas promovidas pela Paços - Galeria Municipal (na exposição comemorativa dos 20 anos deste equipamento, a qual foi inaugurada em abril de 2023, e na exposição online Os Artistas dão respostas, promovida em 2020 para comemorar o 46.º aniversário da “Revolução dos Cravos”) e pela Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino (na exposição LU.GAR. CONTADO - Tradição Oral, que foi inaugurada em setembro de 2021).

O trabalho de Vanessa Éffe também ganha corpo no formato de livros, sendo de referir a esse propósito que em setembro de 2022 foi editado um livro em coprodução com ilustrações de sua autoria, intitulado Um ano de Japão: Cultura Japonesa Ilustrada. De mencionar que a artista tem também participado em várias fanzines de cariz solidário.

Atualmente é freelancer e tem estado a trabalhar com a Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino, orientando um projeto artístico denominado "Histórias com Resistência”, o qual foi desenvolvido com os alunos da turma de 11.º ano do Curso de Artes da Escola Secundária Henriques Nogueira.

Há cerca de uma década atrás, em 2013 e 2014, Vanessa Éffe trabalhou como ilustradora e designer de produto na Creative Factory, tendo anteriormente sido cofundadora da loja/atelier Casa Ruim, espaço que esteve de portas abertas no centro histórico de Torres Vedras de 2009 a 2013, no qual se dinamizou exposições e se incentivou o álbum ilustrado (tendo este projeto funcionado em formato online até 2015).

“A ilustração é algo a que me dedico desde sempre”, afirma Vanessa Éffe, que nasceu em 1985 em Lisboa e aos 13 anos trocou com a sua família a periferia da capital (Queluz) “por um cantinho no meio da natureza” situado no território da Freguesia da Freiria. Na opinião da artista, o Concelho é, aliás, “um lugar inspirador para as artes, sem dúvida”.

Refira-se que, no âmbito do seu percurso escolar, Vanessa Éffe frequentou a Escola Secundária Artística António Arroio e, mais tarde, o Ar.co (no qual concluiu o curso regular de Banda Desenhada e Ilustração).

Como fontes de inspiração para o seu trabalho elege, em particular, “a fantasia e a cultura portuguesa, focando-me nas tradições e imaginário popular. O Japão e a sua cultura também foram inspiração para mim durante muitos anos".

No seu processo criativo não dispensa a investigação, apesar de os seus trabalhos serem concebidos normalmente a partir da inspiração, sendo também de referir que a execução dos mesmos passa sempre pela elaboração de esboços. A sua técnica preferida é a ilustração digital, mas também utiliza a pintura em acrílico sobre madeira.

Num futuro próximo, Vanessa gostava muito de "voltar a publicar livros e a realizar dois projetos ilustrados que tenho em mãos. Isto sem descurar as exposições. O foco estará nos contos tradicionais e fantásticos da tradição oral e do folclore", conclui.

Publicado: 18.04.2024 - 17:49 horas