Torres Vedras

Percursos Pedestres

Conteúdos desta página:


Enquadramento

Torres Vedras conta com 13 percursos de pequena rota e com troços da Rota do Atlântico (GR11) e da Rota das Linhas de Torres (GR30).

Cada percurso é único nas suas características e pode ser percorrido tanto a pé como de bicicleta todo-o-terreno (BTT).

Além do traçado principal, na maioria dos percursos existem variantes que podem tornar o passeio mais acessível. Alguns têm troços comuns, o que sugere uma combinação de dois ou mais percursos. As possibilidades são muitas.

Colabore na manutenção dos percursos, identificando e reportando algum problema através do serviço Alerta TVedras, selecionando a categoria “Desporto e Atividade Física” e a subcategoria “Percursos Pedestres e Eco Caminho”.


Métodos de orientação

Sinalização no terreno

Encontram-se painéis informativos nos pontos iniciais e finais, assim como sinalização internacional para percursos pedestres. Tendo em conta a possibilidade de vandalismo - como o desaparecimento dos sinais - sugere-se veementemente a combinação deste método com os seguintes.

Folheto desdobrável

O folheto contém o mapa do percurso e indicações úteis. Faça o download na página de cada percurso ou solicite o desdobrável nos Postos de Turismo, Juntas de Freguesia, Câmara Municipal e estabelecimentos comerciais existentes nas imediações dos pontos iniciais e finais.

GPS

Na página de cada percurso estão disponíveis os links para as plataformas ALLTRAILS e WIKILOC, onde é possível obter o traçado dos percursos nos diversos formatos, de modo a viabilizar a navegação em dispositivos GPS ou através das respetivas aplicações para smartphone.


Rota do Vinho e da Vinha

Rota do Vinho e da Vinha

A Pequena Rota (PR) 1 - Rota do Vinho e da Vinha proporciona um passeio onde é possível apreciar paisagens de rara beleza, bem como edifícios e casarios com um carácter rústico, envoltos por arvoredos, matas seculares e agradáveis jardins.

Consulte as características do percurso PR 1 - Rota do Vinho e da Vinha.


Rota do Atlântico

Rota do Atlântico

A PR 2 - Rota do Atlântico consiste num percurso linear que permite desfrutar de lugares magníficos, quer do espaço urbano, quer das praias que se perdem de vista e acompanham todo o percurso.

Consulte as características do percurso PR 2 - Rota do Atlântico.


Rota das Lapas

Rota das Lapas

A PR 3 - Rota das Lapas é um percurso circular de 16 km que tem início na localidade de Matacães. O percurso tem como principal ponto de interesse a Quinta das Lapas, uma das mais belas quintas da região.

Consulte as características do percurso PR 3 - Rota das Lapas.


Rota do Castro do Zambujal

Fotografia aérea do Castro do Zambujal.

A PR 4 - Rota do Castro do Zambujal é um percurso circular com 13 km, que inclui uma derivação, desenvolvendo-se nos arredores de Torres Vedras e tendo como principal ponto de interesse o sítio arqueológico que lhe dá nome.

Consulte as características do percurso PR 4 - Rota do Castro do Zambujal.


Rota do Vento

Rota do Vento

A PR 5 - Rota do Vento é um percurso circular com um total de 14 km, englobando uma derivação, com cerca de 8 km. O início do percurso encontra-se no jardim central em frente à Igreja Matriz de São Lucas, em Freiria. A partir deste local os pedestrianistas podem optar por fazer o percurso total em direção a Chãos ou em direção às serras da Romã e do Romeirão.

Consulte as características do percurso PR 5 - Rota do Vento.


Rota da Luz

 Rota da Luz

O percurso da PR 6 - Rota da Luz desenvolve-se no território da União das Freguesias de Carvoeira e Carmões, e espelha a magnitude da importância que a atividade vinícola tem no mesmo, onde se destacam encostas viçosas repletas do néctar de Baco.

Consulte as características do percurso PR 6 - Rota da Luz.


Rota das Quintas

Rota das Quintas

O percurso da PR 7 - Rota das Quintas tem início e término em Carmões, passando por áreas essencialmente rurais, com particular destaque para as vinhas que ali predominam.

Consulte as características do percurso PR 7 - Rota das Quintas.


Rota dos Moinhos

Rota dos Moinhos

O percurso da PR 8 - Rota dos Moinhos tem início junto aos antigos armazéns da Macieira, no Maxial. Florestas e campos agrícolas enquadram este percurso pedestre no qual, em locais mais elevados, pode avistar-se a Serra de Montejunto e, em dias límpidos, o mar.

Consulte as características do percurso PR 8 - Rota dos Moinhos.


Rota dos Encantos

Rota dos Encantos

O percurso da PR 9 - Rota dos Encantos tem início junto à Igreja Matriz do Turcifal e proporciona aos pedestrianistas a beleza urbana desta vila, bem como da ruralidade que a envolve. Percorrendo a Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira, este percurso tem como um dos seus pontos o topo da Serra do Socorro, local que foi o principal ponto de observação das Linhas de Torres Vedras e onde se situa a centenária Ermida de Nossa Senhora do Socorro. Daqui é possível observar desde o mar à lezíria ribatejana.

Consulte as características do percurso PR 9 - Rota dos Encantos.


Rota da Água

Rota da Água

Com ponto de partida e de chegada junto ao Rio Sizandro, no Parque Verde da Ponte, situado na Ponte do Rol, a Rota da Água convida à visita de vários locais relacionados com este bem essencial para a vida humana e para as comunidades. Ao longo do percurso poderá visitar bicas, fontes, lavadouros, poços públicos, bem como o poço árabe de Gibraltar e as minas e reservatórios de água no Casal da Serra.

Consulte as características do percurso PR 10 - Rota da Água.


Rota do Morango

Rota do Morango

A PR 11 - Rota do Morango consiste num percurso pedestre com uma extensão de 19 km que oferece duas alternativas (de 11 e 10 km). Como o seu nome indica, está associado à divulgação da cultura do morango, uma cultura agrícola bastante disseminada na freguesia de Ramalhal.

Consulte as características do percurso PR 11 - Rota do Morango.


Rota do Pão e do Barro

Rota do Pão e do Barro

A PR 12 - Rota do Pão e do Barro une os dois principais núcleos urbanos da União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça, passando por locais como o Museu Etnográfico dos Campelos, o moinho desta localidade, a Lagoa do Falcão, a estação ferroviária de Outeiro da Cabeça e as instalações do complexo industrial cerâmico da zona. O percurso apresenta duas rotas que se podem fazer em separado ou em conjunto e mostra o que distingue a freguesia: o pão, reconhecido em Campelos, e o barro, reconhecido em Outeiro da Cabeça.

Consulte as características do percurso PR 12 - Rota do Pão e do Barro.


Rota da Reserva Foz Azul

Rota da Reserva Foz Azul

A PR 13 - Rota da Reserva Foz Azul é um percurso linear com 8 kms de extensão, que faz a ligação entre Assenta e a Praia da Foz do Sizandro. A proximidade à arriba permite sentir a brisa atlântica, que será companheira ao logo de todo o percurso. 

Consulte as características do percurso PR 13 - Rota da Reserva Foz Azul.


Grande Rota das Linhas de Torres

Grande Rota das Linhas de Torres

O troço da Grande Rota das Linhas de Torres que se encontra no concelho de Torres Vedras tem uma extensão de 112 quilómetros, é formado por dois troços circulares e permite conhecer as principais edificações deste sistema defensivo situadas no Concelho, assim como os seus recursos naturais e culturais.

Consulte as características deste troço da Grande Rota das Linhas de Torres.


Grande Rota Caminho do Atlântico - Rede Natura do Oeste

Grande Rota Caminho do Atlântico

Este troço da Grande Rota Caminho do Atlântico desenvolve-se ao longo de toda a costa do concelho de Torres Vedras. Encontra-se inserida na Grande Rota Europeia E9, que se inicia em São Petersburgo (na Rússia) e termina no Cabo de São Vicente.

Consulte as características deste troço da Grande Rota Caminho do Atlântico - Rede Natura do Oeste.


voltar ao topo ↑