Torres Vedras

Agenda

Quanto lixo existe na tua praia?

Vem descobrir que tipo de lixo chega às praias de Santa Cruz com a Catarina Soares

Até 3 de setembro 2021

Exposição

Evento já ocorrido

Local: Centro de Educação Ambiental

Os oceanos cobrem cerca de 70% da superfície do nosso planeta e fornecem mais de 50% do oxigénio do nosso planeta. Podemos dizer que os oceanos são o pulmão da Terra.

Mas se o oceano contribui para a riqueza das comunidades e para o bem-estar da Humanidade, porque não cuidamos dele? A perda de biodiversidade marinha, o lixo marinho, a sobrepesca são exemplos de problemas globais atuais urgentes, que impactam o nosso bem-estar e que são causados por nós.

Catarina Morgado Soares, residente no concelho de Torres Vedras, pretende com esta exposição consciencializar a comunidade de que é preciso mudar o nosso modo de pensar e agir. Em 2018 iniciou o seu trabalho voluntário nas praias de Torres Vedras e tem, desde então, encontrado diferentes itens perdidos, como boias de metal ou de vidro, brindes de diferentes marcas de gelados - que remontam aos anos 60 e 70 do século passado -, tampas de refrigerantes dos anos 70 e outros objetos de plástico.

Alguns destes itens têm atravessado o Oceano através das correntes marítimas, como é o caso de material de pesca usado na costa leste dos Estados Unidos da América, acabando por vir parar às praias de Torres Vedras.

Dados das campanhas de limpeza de praia realizadas por Catarina Morgado Soares nas praias de Santa Cruz:

  • 2018: 70 ações = 3717 litros
  • 2019: 182 ações = 10281 litros
  • 2020: 140 ações = 8626 litros

Atividade Gratuita


Última atualização: 29.07.2021 - 16:20 horas
voltar ao topo ↑