O programa “Faz Parte – Torres Vedras Jovem”, promovido pelo Município de Torres Vedras, tem como objetivos incrementar a participação cívica dos jovens através do incentivo à prática do voluntariado, nos domínios do ambiente, associativismo, cultura e social, valorizando-se atividades de educação não formal.
Acresce a promoção do desenvolvimento pessoal dos jovens, através da ocupação saudável do seu tempo livre no mês de agosto, mobilizando-os para um serviço à comunidade, desenvolvendo-se competências de responsabilidade, entreajuda e solidariedade.
O programa destina-se a jovens residentes no concelho de Torres Vedras, com idades compreendidas entre os 13 e os 25 anos.
Cada jovem estará limitado a uma experiência máxima de 2 semanas, durante o mês de agosto, desenvolvida em entidades promotoras de voluntariado no Concelho.
Os jovens participantes terão de frequentar uma formação inicial de voluntariado, beneficiando de um seguro durante a sua experiência, tendo ainda assegurado transporte e/ou garantia de pagamento dessa despesa. No final do programa será atribuído um certificado de participação.
Em 2024, o Programa “Faz Parte- Torres Vedras Jovem” não terá a sua habitual edição, uma vez que nos encontramos a testar um novo modelo de programa de voluntariado.
Assim, toda a informação acerca deste novo programa poderá ser consultada aqui.
3.ª Edição - 2023
Em 2023, o “Faz Parte- Torres Vedras Jovem” realiza-se no mês de agosto, distribuído por duas quinzenas de realização:
1.ª quinzena: 1 a 11 de agosto (dias úteis)
2.ª quinzena: 14 a 25 de agosto (dias úteis)
As inscrições estão limitadas ao máximo de 30 participantes e decorrem entre 1 e 23 de junho. A inscrição não garante a participação no programa, uma vez que haverá processo de seleção dos candidatos.
Inscrições:pij@cm-tvedras.pt ou no Espaço Primavera - Centro Municipal da Juventude (entregar com a ficha de inscrição e os documentos solicitados)
Balanço 2.ª Edição - agosto 2022
Número de jovens voluntários: 12 jovens
Distribuição por quinzena: 7 jovens na 1.ª quinzena; 5 jovens na 2.ª quinzena
Distribuição dos participantes por área de voluntariado: Social - 5 | Cultura - 4 | Ambiente - 2 | Associativismo - 1
Média de idades dos jovens voluntários: 14,9 anos
N.º de jovens menores de Idade: 12
Distribuição de voluntários quanto ao sexo: Feminino - 6 | Masculino - 6
Freguesia de origem dos jovens voluntários: Santa Maria, São Pedro e Matacães; Silveira; Ventosa; Turcifal
Ocupação dos voluntários: estudantes
Entidades Promotoras de Voluntariado
- A Bolha - Teatro com Marionetas
- Centro Comunitário de Torres Vedras - CAT Renascer
- Centro Social de São José (Arneiros)
- Divisão de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras
- ESTUFA - Plataforma Cultural
- Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho
- Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras - Centro de Dia Joaquim Mendes
- IPA - Associação para a Promoção da Igualdade
Balanço 1.ª Edição - agosto 2019
Número de Jovens Participantes Selecionados: 36 jovens Média de Idades dos Jovens Participantes: 16,2 anos N.º de jovens menores de Idade: 25
Quanto ao Sexo Feminino: 25 Masculino: 11
Principal ocupação Estudantes
Distribuição dos jovens por quinzena 1ª Quinzena: 21 jovens 2ª Quinzena: 15 jovens
Distribuição dos jovens por Área de Voluntariado Social: 13 Ambiente: 12 Cultura: 7 Associativismo: 4
Entidades Promotoras de Voluntariado
A Bolha – Teatro com Marionetas Associação Cultural, Recreativa e Desportiva do Furadouro Associação de Socorros da Freguesia da Carvoeira Associação Incluir + Associação Sealand Santa Cruz Centro Comunitário de Torres Vedras – CAT Renascer Centro de Acolhimento de São Pedro (São Pedro da Cadeira) Centro Social e Paroquial de Silveira Centro Social e Paroquial de Torres Vedras Coro Juvenil da Cidade de Torres Vedras Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Torres Vedras Hospital SOERAD Município de Torres Vedras (Festival Novas Invasões; Canil Municipal, Viveiros Municipais) Sociedade de História Natural
A final do Festival das Vindimas 2024 ocorreu no dia 11 de novembro, no Pavilhão Multiusos da Expotorres, destacando-se pela coroação de Inês Ferreira, da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, como Rainha das Vindimas de Torres Vedras que também ganhou o Prémio Traje Regional. (...)
O Orçamento Participativo (OP) de Torres Vedras vai financiar a implementação de 22 projetos propostos pelos munícipes do Concelho na sua 8ª edição. Os vencedores resultam do processo de votação que decorreu de 1 a 31 de outubro e a que estavam submetidos 48 projetos (...)
O Dia da Saúde Mental foi assinalado pela Câmara Municipal com a realização, no edifício do Centro de Educação Ambiental, de um conjunto de oficinas promovidas pelo Espaço Primavera - Centro Municipal da Juventude em que se abordaram fatores que influenciam o bem-estar psicológico e emocional. (...)
Cerca de 150 pessoas, de diferentes níveis etários, participaram na edição deste ano da atividade “Nova Onda – Caminhada Colorida”, a qual se realizou na tarde do passado sábado, dia 7 de setembro, na zona de Santa Cruz. (...)
No dia 3 de agosto realizou-se a atividade “Ver Santa Cruz Invisível”, que consistiu numa visita a locais emblemáticos da localidade. Tendo como ponto de encontro a Esplanada Antero de Quental, o percurso passou pelo Manel Bar, o pub mais antigo de Santa Cruz, e a Azenha de Santa Cruz, (...)
Inserida no evento "Novembro_ Mês da Ciência e Tecnologia", esta exposição vem apresentar algumas temáticas sobre as aplicações da impressão 3D.
Esta atividade é realizada pelo Curso de Design Industrial do IPL – ESAD.Cr em colaboração com o Serviço Educativo Robótica Para Todos. (...)
No que concerne às consequências do desemprego na saúde mental, as mesmas abrangem um vasto leque de situações, mas podemos afirmar que de uma forma geral, se traduzem por mau estar psicológico, o qual se encontra intimamente ligado à deterioração do bem-estar físico, relacional e social (...)
Vivemos num mundo cada vez mais acelerado, onde a pressão por resultados escolares ou profissionais e a complexidade crescente das relações pode gerar níveis elevados de ansiedade. Este workshop tem como objetivo oferecer-te ferramentas e criar um espaço de reflexão para que possas (...)
Competências profissionais são muito mais do que conhecimento. O termo refere-se às capacidades passíveis de aplicar esse mesmo conhecimento. Num mercado de trabalho exigente e competitivo, em constante mudança e evolução, destacar-se é cada vez mais difícil. Porém, não é (...)