Cidadania e participação

Conteúdos desta página
- Enquadramento
- Orçamento Participativo de Torres Vedras
- Alerta TVedras
- Emissões online
- Participação pública
Enquadramento
O Município de Torres Vedras promove a cidadania e a participação como desígnios de governação aberta e, por isso, tem vindo a implementar ferramentas e métodos participativos que estreitam o relacionamento dos cidadãos com a autarquia e que promovem a cidadania ativa dos munícipes.
A participação e a cidadania são dois conceitos que se complementam, apesar de distintos. Torres Vedras promove a cidadania e a participação como desígnios de governação que visam:
- Implementar ferramentas e processos participativos que estreitem o relacionamento dos cidadãos com a autarquia;
- Promover políticas, estratégias e iniciativas que contribuam para a cidadania e participação dos munícipes;
- Assegurar processos de cidadania que visem a participação dos munícipes com ações, informação e sensibilização junto da comunidade local;
- Coadjuvar outros serviços da autarquia no desenvolvimento de programas que promovam momentos colaborativos através de metodologias participativas;
- Promover a responsabilidade social reforçando os valores de cidadania mediante a prática de voluntariado com objetivo de melhorar a qualidade de vida das populações;
- Promover, divulgar e apoiar a conceção e posterior implementação de políticas, estratégias ou iniciativas que alavanquem a cidadania e participação da comunidade.
Nesta página, fique a saber de que forma pode participar na vida do Município de Torres Vedras.
Orçamento Participativo de Torres Vedras
Em linha com o trabalho de envolvimento das comunidades na melhoria da sua qualidade de vida, a Câmara Municipal de Torres Vedras pretende continuar a reforçar a participação da população, fomentando uma sociedade civil forte e ativa na senda de um contínuo desenvolvimento e bem-estar sustentável no Concelho.
Foi com esse objetivo que em 2015 foi criado o Orçamento Participativo, iniciativa na qual os munícipes de Torres Vedras podem propor, discutir e eleger projetos que a autarquia concretizará em forte relação com as comunidades locais.
Assim, o Orçamento Participativo é um instrumento de democracia participativa e de proximidade com a população, que permite aos cidadãos identificarem e estabelecerem prioridades para os projetos para o seu Concelho e decidirem sobre uma parte do orçamento municipal a atribuir a esses projetos.
A aprendizagem conjunta que o Orçamento Participativo proporciona leva à construção de uma autarquia ainda mais próxima das pessoas, conhecedora dos seus desejos e preocupações, mas também uma comunidade mais informada e conhecedora dos processos de decisão. Deste modo estaremos mais preparados para enfrentar os desafios e gerar mais qualidade de vida no concelho de Torres Vedras.
Alerta TVedras
O sistema Alerta TVedras foi implementado em 2014 com o objetivo de promover uma política de cidadania responsável.
Esta aplicação permite ao cidadão reportar facilmente pequenos problemas na rede viária, nos jardins, na iluminação pública, na recolha de resíduos, na limpeza urbana ou avarias em equipamentos públicos.
O problema é enviado de imediato ao serviço responsável, envolvendo a Câmara Municipal, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, a empresa municipal Promotorres e as juntas de freguesia.
Ao comunicar uma ocorrência pode escolher se deseja receber uma confirmação de que a ocorrência foi lida e resolvida.
Poderá aceder a esta aplicação através deste link ou descarregar a aplicação para o seu telemóvel através da Google Play ou App Store.
Emissões online
As reuniões públicas de Câmara e as sessões da Assembleia Municipal de Torres Vedras são transmitidas online.
Poderá assistir às reuniões públicas de Câmara através do site da Câmara Municipal, da página de Facebook e canal de Youtube da Câmara Municipal de Torres Vedras.
As sessões da Assembleia Municipal de Torres Vedras são emitidas online através do site da Assembleia Municipal e da página de Facebook e canal de Youtube da Câmara Municipal.
Participação pública
Em Torres Vedras, os processos de elaboração de regulamentos, instrumentos de planeamento territorial ou outro tipo de documentos estratégicos contemplam uma fase de participação pública.
O objetivo passa por garantir que os munícipes contribuem com as suas ideias, dúvidas e críticas, participando ativamente nos processos de discussão e definição de políticas públicas.
Consulte nesta página as iniciativas que se encontram em consulta ou discussão pública.