Eu vou a pé para a escola
O Eu vou a pé para a Escola é um sistema de transporte pedonal dirigido a alunos do 1.º ciclo dos estabelecimentos de ensino da EB Conquinha, EB Padre Francisco Soares e EB Torres Vedras.
Este projeto, promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras e Promotorres EM no âmbito da promoção de uma Mobilidade Escolar sustentável, tem como parceiros o Agrupamento de Escolas Madeira Torres e o Agrupamento de Escolas São Gonçalo.
O principal objetivo do projeto é proporcionar uma alternativa para as crianças se deslocarem para a escola a pé, de forma acompanhada, garantindo total segurança durante todo o percurso. Este objetivo central pode ser desagregado em diversos níveis, nomeadamente:
Para a Criança:
- Aumentar a qualidade de vida;
- Desenvolver a autonomia;
- Promover a atividade física;
- Promover a Segurança Rodoviária.
Para as Famílias:
- Fomentar os hábitos pedonais;
- Fortalecer os laços comunitários;
- Melhorar a gestão de tempo.
Para a Cidade:
- Reduzir o trânsito automóvel junto às escolas, aumentando a segurança dos pedestres e condutores;
- Descongestionar o tráfego automóvel na cidade;
- Construir uma comunidade educativa mais autónoma e saudável;
- Reduzir o impacto ambiental das deslocações escolares.
Este projeto procura estimular as crianças a fazerem o trajeto casa-escola a pé, acompanhados por um responsável e seguindo percursos pré-definidos. Em cada percurso existem pontos de paragem que balizam os tempos de percurso entre a partida e a chegada.
Percursos
Os percursos são definidos após inscrição, existindo dois horários: um horário de manhã, para dar resposta ao horário de entrada na escola, e um horário de tarde, para o regresso dos alunos a casa.
Regras
Para o funcionamento do projeto "Eu vou a pé para a escola" foram definidas regras que devem ser tidas em conta por encarregados de educação e pelos próprio alunos designadamente:
Deveres do Encarregado de Educação:
- Assumir a responsabilidade de segurança da criança, no caminho até às paragens e das paragens até casa;
- Assegurar que a criança se junta ao grupo dentro do horário combinado. Caso não aconteça será da responsabilidade do encarregado de educação o trajeto até à escola;
- Assegurar o regresso da criança a casa, caso esta perca a partida do grupo no horário da tarde;
- Informar antecipadamente o(s) acompanhante(s) do grupo e a Divisão de Educação no caso de falta ou de alguma outra alteração à deslocação habitual da criança inscrita no projeto;
Deveres do aluno:
- Ouvir e respeitar as instruções do(s) acompanhante(s);
- Chegar a tempo à paragem;
- Informar a escola e permanecer nesta, caso perca o grupo depois das aulas.
Deveres do Municipio:
- Assegurar um adulto acompanhante para cada quinze crianças, em cada um dos percursos definidos. O número de adultos acompanhantes será ajustado sempre tendo em conta este rácio (1 adulto por 15 crianças).
- Garantir o Seguro dos participantes durante o percurso;
- Informar os Encarregados de Educação sobre alguma alteração ao funcionamento do Projeto.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas através do preenchimento do formulário online.
Questões frequentes
Como funciona o projeto?
Atendendo o número de alunos inscritos no “Eu vou a pé para a escola” são previamente definidos percursos cuja distância, em regra, não ultrapassa os 1.000 metros.
Considerando o tempo de deslocação médio das crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade (3 km/hora), cada percurso terá um tempo máximo de referência correspondente a 20 minutos por percurso.
Como são definidas as paragens?
Nos percursos definidos são identificados pontos de referência, caracterizados de paragens, que servem de marco durante o percurso para alunos e demais participantes no circuito pedonal de caminho para a escola e/ou para o regresso a casa.
Estas paragens são a garantia para a pontualidade do próprio circuito, da chegada à escola ou da chegada a casa.
Quais são os horários disponíveis?
A realização destes percursos de caminho casa/escola e escola/casa fica limitada a apenas um horário. Este horário será o mesmo durante a semana, ajustado ao início das aulas da manhã e ao fim do tempo letivo no final da tarde.
Qual o custo?
Este é um serviço diário e gratuito, sem limitações quanto ao número de alunos participantes e quanto às condições meteorológicas que decorram.
Existe acompanhamento dos alunos nos percursos?
Cada um dos percursos definidos possui, pelo menos, um adulto acompanhante responsável, por cada 15 crianças. O número de adultos acompanhantes será ajustado sempre tendo em conta este rácio (1 adulto por 15 crianças).
O meu educando não é residente na zona do percurso. É possível a sua integração no circuito mesmo assim?
Sim. Desde que cumpram as regras do projeto, outros alunos que frequentem as escolas abrangidas podem integrar os circuitos nos pontos de referência para poderem fazer o percurso a pé com os restantes colegas, mesmo que não residam na zona.
Quais os percursos existentes?
Os percursos serão definidos conforme as inscrições, e de acordo com as necessidades.
Como fazer a inscrição?
Para participar no “Eu vou a pé para a escola” os pais e encarregados de educação necessitam de inscrever previamente os seus educandos, através da ficha de inscrição.
Posso inscrever-me em qualquer altura do ano letivo?
Sim, não existe prazo limite para a adesão ao projeto, no entanto o início da participação dependerá da resposta das entidades organizadoras.
Mais informações
Divisão de Educação | educacao@cm-tvedras.pt