Projeto SOS Afeganistão e Ucrânia
Com o intuito de prestar apoio psicossocial, jurídico, de mediação e integração social a cidadãos beneficiários de proteção temporária, no dia 2 de março de 2023, teve início a implementação do "Projeto SOS Afeganistão e Ucrânia".
Este projeto resultou de uma candidatura ao Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) efetuada pelo Município de Torres Vedras, que teve como principal objetivo garantir uma resposta integrada, multidisciplinar e célere às necessidades da população refugiada ucraniana e afegã acolhida no Concelho, por forma a mitigar o profundo impacto social, económico e psíquico provocado pelas situações de conflito armado e de violência vividas nos seus países de origem.
Para este efeito, foi disponibilizada uma equipa de intervenção que integrou o gabinete municipal SOS Afeganistão e Ucrânia
Este gabinete esteve sediado na Praça 25 de Abril, n.º 12, em Torres Vedras, e funcionou com atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, mediante marcação.
Para além dos serviços já referidos, o "Projeto SOS Afeganistão e Ucrânia" disponibilizou, também, apoio nas áreas de alimentação, vestuário, higiene e saúde.
A equipa "SOS Afeganistão e Ucrânia" foi composta por psicólogos, assistente social, jurista, mediadora e intérprete.
Projeto financiado pelo FAMI e concluído em 07/2024