Torres Vedras

Banco Local de Voluntariado

O Banco Local de Voluntariado (BLV) é um espaço de encontro entre as pessoas que expressam a sua disponibilidade e vontade para serem voluntárias e as entidades promotoras de voluntariado que se encontram interessadas em receber voluntários e coordenar o exercício da sua atividade.

No âmbito do 1.º Plano de Desenvolvimento Social de Torres Vedras (2005/2008), o Banco Local de Voluntariado de Torres Vedras surgiu como uma das respostas sociais necessárias, tendo sido implementado a 19/01/06 pela Câmara Municipal de Torres Vedras.


Áreas de interesse

Solidariedade social, ambiente, cultura, educação, desporto e proteção civil.


Procedimentos do Banco Local de Voluntariado de Torres Vedras

  • Levantamento das entidades interessadas em acolher voluntários
  • Inscrição
  • Seleção e recrutamento de voluntários
  • Formação inicial a voluntários
  • Encaminhamento dos voluntários para as entidades promotoras
  • Definição de um Programa de Voluntariado
  • Acompanhamento e avaliação dos voluntários, por parte das entidades enquadradoras e entidades promotoras

Contactos

Telefone: 261 320 772
E-mail: voluntariado@cm-tvedras.pt


Projetos

“Histórias com pernas para andar”

Destinatários: 1.º ciclo do ensino básico

Parceria: Banco Voluntariado e Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino

Voluntária: Educadora Ana Manita

Sinopse:

O projeto "Histórias com pernas para andar" (contação de histórias em escolas do 1.º ciclo do ensino básico) visa acordar nas crianças novos interesses, pensar novos valores, desafiar limitações e, sobretudo, despertar o poder da fascinação pelo livro e pela leitura, porque as histórias servem para as abraçar no sonho de que podem sempre construir um mundo melhor.

 

Voluntariado de Proximidade - Freguesias da Cidade

Destinatários: Utentes/Serviço de Apoio Domiciliário

Parcerias: Banco Local de Voluntariado de Torres Vedras; Lar de São José – Fundação de Solidariedade Social;

Ao nível do Concelho de Torres Vedras, procurou-se rentabilizar a prática de trabalho em parceria, com vista a encontrar respostas para problemas identificados nos documentos de planeamento local (Diagnóstico e Plano de Desenvolvimento Social 2010/2011).

Face às necessidades sentidas considerou-se que o projeto “Voluntariado de Proximidade - Freguesias da Cidade”, cujo início se deu em março de 2010, seria uma resposta inovadora associada ao Banco Local de Voluntariado de Torres Vedras.

Esta resposta focaliza-se na Freguesia de Santa Maria, S. Pedro e Matcães, com vista a prestar apoio social a pessoas e/ou famílias em contexto domiciliário. Este tipo de voluntariado efetiva-se entre o Lar de São José, a equipa técnica (BLV), um conselheiro e seis voluntários a quem compete dinamizar e encontrar respostas aos pedidos de apoio sentidos pelos dez beneficiários.

Módulo pedagógico de voluntariado

Destinatários: docentes

Este instrumento de trabalho pretende sensibilizar os jovens para a participação solidária em ações de voluntariado. Nele estão incluídos quatro sessões sobre esta temática, bem como um jogo de voluntariado. Pretende-se que seja um documento de apoio aos docentes.


voltar ao topo ↑