Programa de apoio à promoção da ética no desporto
O desporto, pela sua natureza, possibilita e potencia o exercício e desenvolvimento de valores pessoais e sociais. Valores esses que quando aplicados no e pelo desporto, facilmente são transpostos para o dia a dia de cada um de nós.
A ética desportiva atua como meio de prevenção dos fenómenos sociais que, por qualquer forma ou grau, atentem contra a essência do desporto, tais como: a violência, a dopagem, o racismo, a xenofobia, a discriminação social e todos os atos e omissões que desvirtuem a verdade desportiva.
A educação pelo desporto atua como forma de fomento da prática de múltiplos valores humanos mas também como forma de defesa dos hábitos de vida saudável, do meio ambiente, dos espaços lúdicos, de lazer e de desporto. Nesta dimensão educativa, os agentes desportivos assumem um elevado grau de responsabilidade através do seu exemplo, em particular para com os mais jovens.
O jogo limpo (fairplay) é um fator de relevo no desporto, com o inerente fomento do respeito e do cumprimento estrito das regras, bem como da amizade, do respeito mútuo e da correção no relacionamento com todos os que se entrecruzem no desporto, nomeadamente com os adversários.
É neste sentido que a Câmara Municipal de Torres Vedras promove a Ética Desportiva junto dos agentes desportivos do Concelho, estimulando a implementação de boas práticas.
O Programa de Apoio à Promoção da Ética no Desporto considera um conjunto de ações de estímulo à implementação de medidas e remete para o Programa de Apoio à Atividade Física a possibilidade de aplicação de penalizações nos apoios financeiros a atribuir, sempre que se verifiquem situações de comportamentos que atentem contra os valores do desporto e da ética desportiva.