Torres Vedras

Agenda

Onde mora a Infância

Textos de Rita Basílio e ilustrações de Margarida Prieto, Fátima Afonso e Marta Ubach

Até 29 de outubro 2022

Exposição Onde mora a Infância

Evento já ocorrido

Local: Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

Poderíamos falar de casas quando falamos de livros, os livros são lugares que se abrem para fora e para dentro − lugares com tempo para dialogarmos com os outros e com espaço para conversarmos connosco mesmos.

Um livro pode ser uma casa estrita ou uma vasta biblioteca, tudo cabe num livro, sobretudo num livro infantil – aquele que acolhe começos, com a surpresa de olhos iniciais.

Onde encontrar esses olhos? Onde começa esse olhar sem fim?

Todos os escritores e artistas que procuram esses olhos escrevem para crianças. A criança é a mais alta coisa que o adulto cria.

Escrever literatura infantil é um modo de tentar manter a infância na nossa morada, para que a correspondência com a criança nunca cesse, para que os nossos olhos não se fechem depressa demais.

Estes três livros, escritos por Rita Basílio, são três homenagens:

A Bela Desaparecida, com ilustrações de Fátima Afonso, é uma homenagem ao fantástico universo da poesia e das narrativas tradicionais, berço de toda a criatividade humana, e ao poder (re)inventivo da Literatura − a mãe de todas as histórias que nos encantam desde que nascemos.

O Lápis Azul, com ilustrações de Margarida Prieto [ortónimo de Ema M], é uma homenagem à Arte e à sua liberdade livre, à sua forma de ser expressão do que nenhuma censura pode calar. Uma homenagem à imprevisibilidade das suas visões e aos modos como elas nos fazem ver muito além do que pode ser dito.

O País dos Homens Sábios, com ilustrações de Marta Ubach,é uma homenagem a Manuel António Pina, o Poeta que nos ensina que nem na mais infinita das Bibliotecas poderá alguma vez ser escrito e revelado o verdadeiro segredo da Literatura – o seu não saber. É aí que a infância mora, nesse lugar, em nós e fora de nós, onde o desconhecido nos faz perguntar, onde a curiosidade nos faz procurar, onde a vida é o próprio espanto de acontecer: o entusiasmo do mundo!

Esta exposição na Fábrica das Histórias recebe as ilustrações de três artistas em cada uma das suas três salas. São exibidas as ilustrações originais realizadas por Fátima Afonso e Marta Ubach e uma outra versão das ilustrações de O Lápis Azul por Ema M.



Rita Basílio
Rita Basílio é investigadora da Universidade Nova de Lisboa − FCSH. Pós-Doutorada em Estudos Literários pela Universidade Nova − FCSH. Desenvolve a sua investigação no âmbito do cruzamento disciplinar que envolve as Artes, a promoção da Leitura e a Cidadania. É autora dos livros ensaísticos Mário de Sá-Carneiro – um instante de suspensão (2003) e Manuel António Pina Uma pedagogia do Literário (2017). No campo da literatura infantil é autora de O País dos Homens Sábios (2021), O Lápis Azul (2008) e A Bela Desaparecida (2007). Criadora e editora da revista internacional «Dobra – Literatura Artes Design».

 

Fátima Afonso
Fátima Afonso, nasceu em 1962, em Torres Novas, mas cresceu e viveu em Lisboa até concluir o seu percurso académico. Licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, em 1988. É ilustradora e professora de Artes Visuais em Setúbal, onde reside atualmente. Participou em várias exposições de pintura, desenho e ilustração. A partir do ano de 2000 começou a dedicar-se à ilustração de literatura infantojuvenil, tendo desde essa altura ilustrado várias obras. Participou também na ilustração de manuais escolares de Língua Portuguesa e na ilustração de cartazes para espetáculos de Marionetas.

Em 2004 foi selecionada para a Mostra de Ilustração Portuguesa, na Cordoaria Nacional, em Lisboa.

Em 2012 fez parte dos ilustradores selecionados para representar Portugal, País Convidado de Honra na Feira do Livro Infantil de Bolonha. Em 2014, com Sonho com Asas, foi-lhe atribuído o 2.º prémio (menção honrosa), juntamente com Teresa Martinho Marques (texto), no VII Prémio Internacional Compostela de Álbuns Ilustrados, projeto que foi publicado em 2016 pela Kalandraka Portugal. Em 2017 foi nomeada para o Prémio Autores - SPA e RTP 2017, na Categoria de Literatura / Melhor Livro Infantojuvenil, com a obra Sonho com Asas. Em 2017,também com este livro, ganhou a 21ª edição do Prémio Nacional de Ilustração.
Em 2018 foi selecionada para a Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, Ilustrarte’18.

 

Margarida Prieto
Margarida Prieto (Torres Vedras, 1976) assina como Ema M, um pseudónimo artístico. Doutora em Belas-Artes/Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Bolseira FCT 2009-12), dirige a Licenciatura em Artes Visuais da Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e é Diretora da Escola Superior de Comunicação, Inovação e Artes do Instituto Politécnico da Lusofonia. É também professora na Licenciatura em Pintura e no Mestrado em Pintura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, onde está como Investigadora no Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA-FBA/UL). Atualmente vive e trabalha em Lisboa. A sua obra artística inclui a pintura, o desenho, a instalação, a ilustração e a produção de livros de artista.

 

Marta Ubach
Marta Ubach nasceu e vive em Lisboa. Estudou Design, depois Artes, Pintura, Desenho e História de Arte. É em torno das Artes Plásticas que desenvolve a sua vida enquanto Professora e Artista, sendo a sua grande paixão o Desenho e a Pintura. Nas suas viagens pela História e estórias, Marta Ubach encontra lugares e gentes que são a nossa memória comum, procurando sempre uma maturidade artística. Faz exposições individuais e coletivas desde 1998, e trabalhou com diferentes galerias como a Arte Constante e a PedroSem e atualmente com a Galeria das Salgadeiras. A relação com a Galeria das Salgadeiras tem percurso de muitos anos, iniciado em 2003, e nela Marta Ubach desenvolveu já vários projetos expositivos.



O livro O País dos Homens Sábios da autoria de Rita Basílio com ilustrações de Marta Ubach será lançado no dia 17 de setembro, às 17h30, na Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino.

 

Inauguração: 16h00


Atividade Gratuita


Última atualização: 20.09.2022 - 16:16 horas
voltar ao topo ↑